Fuvest 2015: provas da segunda fase terminam nesta terça

Cerca de 30.000 pessoas disputam vagas na USP e na medicina da Santa Casa

A segunda fase do vestibular 2015 da Fuvest, que seleciona alunos para cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, termina nesta terça-feira. Será o terceiro dia de provas dissertativas, que começaram a ser aplicadas no domingo.

Ao todo, 29.698 candidatos foram aprovados na primeira fase e estavam aptos a participar desta etapa. Nos dois primeiros dias de prova, contudo, o índice de abstenção variou entre 8,1% e 8,4%.

No exame de hoje, os candidatos responderão a 12 questões de duas ou três disciplinas, que variam de acordo com o curso escolhido. Segundo Luís Ricardo Arruda, coordenador do cursinho pré-vestibular Anglo, as perguntas tendem a ser mais difíceis do que as que vinham sendo apresentadas até o momento. “O objetivo é saber se os alunos dominam o conteúdo referente à carreira que escolheram, seja na área de exatas, humanas ou biológicas.”

Leia também:

Especialistas avaliam segundo dia da 2ª fase da Fuvest

USP aparece entre as top 10 de países emergentes

USP quer selecionar alunos usando o Enem

Fuvest divulga notas de corte do vestibular 2015

Arruda afirma ainda que o tempo para a resolução da prova pode ser mais longo. “As respostas devem ser mais extensas e elaboradas.” A prova começa às 13h e terá duração de quatro horas.

Além de realizar a segunda fase do vestibular, candidatos a carreiras como arquitetura e design ainda participarão de provas de habilidades específicas a partir do dia 7. A primeira chamada dos aprovados será divulgada no dia 31 de janeiro.

Estão em disputa 11.177 vagas, sendo 11.057 na USP e 120 na Santa Casa. O curso de medicina ofertado pela USP na capital paulista é o mais concorrido: são 55,02 candidatos por vaga. Medicina no campus de Ribeirão Preto (50,51 candidatos por vaga), psicologia (40,69), engenharia civil em São Carlos (40,03) e artes cênicas (37,47) completam a relação dos cursos mais concorridos este ano.