Fies 2017: MEC prorroga renovação de contratos

Processo obrigatório para manter o financiamento, que iria ser encerrado em 30 de abril, está aberto até 31 de maio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou em um mês o prazo para renovações dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Agora, o processo, que estava previsto para terminar em 30 de abril, pode ser feito até 31 de maio pela internet, conforme anunciado no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira. A renovação, feita na página do SisFies, o sistema do programa, vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016.

O aditamento teve início em 16 de janeiro, logo após as instituições de ensino superior privadas inserirem os dados cadastrais do aluno no SisFies. A expectativa do MEC é que 1,3 milhão de estudantes renovem os contratos. O processo é obrigatório e acontece semestralmente, podendo ser feito de duas formas: a simplificada – caso não seja necessário alterar nenhuma informação cadastral, bastando apenas a validação no SisFies – e a não simplificada, quando houver alterações nas cláusulas do acordo firmado, como mudança de fiador. Neste caso, o estudante precisa levar as documentações necessárias na instituição de ensino para finalizar a renovação.

Fies

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante, que só começa a pagar a dívida após a formatura. Atualmente, mais de 2 milhões de alunos participam do programa.