Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Escola australiana mantinha criança autista em área cercada

Menino de dez anos ficava separado dos outros alunos, em quadrado de 2 x 2 metros

Uma escola pública de ensino primário de Camberra, capital da Austrália, está sendo investigada por manter uma criança autista de 10 anos presa em uma estrutura parecida com uma jaula. A área cercada, de dois metros por dois metros, mantinha o menino isolado dos outros alunos dentro da sala de aula, segundo a rede australiana ABC.

A ministra da Educação local, Joy Burch, exigiu abertura de inquérito e afastamento do diretor da escola durante as investigações. Não foram divulgadas imagens da sala de aula.

Especialistas apontam a necessidade urgente de discussão sobre normas para a educação de autistas em escolas regulares. “Muitas vezes, crianças autistas acabam frequentando instituições de ensino que oferecem uma assistência muito limitada” disse à ABC Nicole Rogerson, diretora do Austism Awareness Australia, organização australiana que promove programas de conscientização sobre a doença.

De acordo com especialistas em educação, áreas calmas podem beneficiar crianças com autismo quando elas estão agitadas, mas separá-las fisicamente em um espaço restrito não é uma prática comum. Se necessário, a área pode ser representada por uma cadeira diferente na sala de aula ou pelo uso de fones de ouvido. “Os professores devem entender o que é e quais são os desafios do autismo”, disse Trevor Clark, diretor de educação da Autism Spectrum Australia, organização de suporte a portadores de autismo e outras doenças.

Escócia – Em 2010, os pais de um adolescente autista de 18 anos descobriram que a escola mantinha o rapaz preso em uma área similar a um canil, com grades de ferro e porta de madeira. A instituição havia informado aos pais que a infraestrutura da escola contava com uma área de lazer equipada e com segurança para o jovem brincar.

Adolescente autista é colocada em 'gaiola'

Adolescente autista é colocada em ‘gaiola’ (VEJA)

(Da redação)