Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem: último simulado oficial fica no ar até domingo

É uma ótima oportunidade de detectar pontos frágeis e tentar neutralizá-los a tempo

Os especialistas são unânimes: fazer simulados é essencial para um bom resultado no Enem. Há um monte deles nas redes sociais, nos colégios e cursinhos, mas o mais concorrido e aguardado pelos candidatos é o quarto e último preparado pelo Ministério da Educação (MEC). O anterior, oferecido em setembro, registrou mais de 400 000 participantes. Ele tem formato idêntico ao do Enem, com as mesmas 180 questões. Para que ninguém se perca: o derradeiro ensaio para o grande exame ficará disponível até às 19h59 do próximo domingo, dia 16.

O simulado é gratuito e está na internet. Tem versão adaptada para computador, tablet e celular. O estudante precisa se cadastrar na plataforma Hora do Enem (horadoenem.mec.gov.br). Recomendação básica: para simular as condições dos dias de prova, não se deve interromper o teste nem consultar qualquer bibliografia. A ordem das matérias é a mesma dos dois dias do exame. Primeiro vêm física, química, biologia e ciências humanas. Depois, redação, matemática, português e língua estrangeira. Só é possível acessar as matérias do segundo dia após terminar as do primeiro.

O gabarito do simulado oficial estará na rede a partir do dia 17. O sistema disponibiliza a pontuação do estudante. O aluno consegue assim comparar sua performance com as notas de corte de cada curso no Enem 2015. É um bom parâmetro para saber em que patamar está e para quais faculdades passaria. A plataforma também informa a classificação do jovem em relação aos outros que fizeram o simulado.

“É essencial refazer as questões que errou e levar as dúvidas aos professores”, aconselha Felipe Rossi, professor de matemática e vice-diretor do A a Z, do Rio de Janeiro, escola campeã de aprovação em vestibulares. “Os simulados são ferramenta essencial para os alunos se preparem para a maratona que irão enfrentar”, enfatiza Marcel Lima, diretor do colégio PH, que tradicionalmente ocupa as primeiras colocações no ranking do MEC. Não custa lembrar, o Enem será realizado em todo o país nos dias 5 e 6 de novembro.