Enem: saiba onde você fará o exame

MEC vai liberar nesta quarta-feira o cartão de confirmação para os inscritos na prova

Nesta quarta-feira, dia 19, o governo federal libera o acesso ao cartão de confirmação de cada um dos 8,6 milhões de inscritos no Enem. O cartão é virtual e informa o local em que o estudante fará as provas nos dias 5 e 6 de novembro. São 17 000 endereços em todo o país. É dado valioso.

Os especialistas recomendam que o aluno visite com antecedência o lugar do exame para medir o tempo de deslocamento e se familiarizar com o lugar. “Atenção: os fiscais são implacáveis. Quem chega um minuto atrasado não pode entrar”, alerta o professor Renato Belizário, diretor de vestibulares do Colégio QI, no Rio de Janeiro. “Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas.”

Diretora de gestão de planejamento do Ministério da Educação (MEC), Eunice Santos lembra que o cartão de confirmação não será enviado pelos Correios: o acesso se dará apenas pelo site do Enem (www.enem.inep.gov.br) e por meio do aplicativo do ministério para celulares (horadoenem.mec.gov.br). Os candidatos receberão ainda um email com orientações básicas. Na última quinta-feira, o MEC registrou recorde de um milhão de downloads do aplicativo oficial. Vale gastar tempo ali: o aplicativo reúne dados, informações, simulados e dicas para o grande exame de acesso às universidades brasileiras.