Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem — Protestos históricos no Brasil: Diretas Já, impeachment de Collor e atuais manifestações

Entenda os fatos que mudaram a trajetória do país e do mundo a partir de conteúdos publicados pela revista e pelo site

HOJE, ÀS 20H: Professores do Curso Pré-Enem falam sobre os protestos no Brasil

O Brasil voltou às ruas. Em centenas de cidades, manifestantes pedem mudanças. A pauta é variada: redução de tarifas de transporte, rejeição à PEC 37, combate à corrupção, transparência nas decisões políticas, volta da inflação, gastos da Copa do Mundo, entre outros temas. Estima-se que milhões de pessoas já protestaram e ainda não se sabe quando deixarão as ruas.

Leia mais:

Tema em foco: Protestos no Brasil

Enem 2013: orientações para a prova

A classe política tenta articular uma resposta. Prefeitos e governadores reduziram tarifas, a presidente Dilma propôs uma reforma política e o Congresso arquivou a PEC 37. Outras promessas aparecem a cada dia.

Todos os brasileiros tentam compreender a dimensão dos protestos. Os estudantes que se preparam para o Enem e para outros vestibulares não podem ignorar o assunto. “Não acredito que o Enem, por exemplo, apresente uma questão diretamente ligada aos protestos, mas pode, sim, cobrar o conhecimento de temas relacionados. Por isso, o aluno deve estar atualizado sobre o que acontece”, diz Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do cursinho Anglo.

Para compreender melhor a atual manifestação, pode ser útil também relembrar como nasceram protestos recentes da história do Brasil – e também quais seus desdobramentos. É o caso do movimento Diretas Já, em 1984, que, em pleno regime militar, exigia a redemocratização do país com eleições para presidente da República. É também o caso do Impeachment, processo que levou ao afastamento do então presidente Fernando Collor de Mello. Em ambos, a população saiu às ruas. No último, como acontece agora, os jovens – apelidados caras-pintadas – tiveram papel fundamental.

“É essencial que o estudante veja estes protestos sob a perspectiva histórica”, diz Celio Tasinafo, professor de história e diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante.

VEJA coloca seu conteúdo à disposição dos estudantes que quiserem mergulhar na história. As listas a seguir, apresentam resumos de reportagens da revista e do site que contam a trajetória das Diretas Já e do Impeachment. Os links levam para o conteúdo original, com textos e imagens de época. Bom estudo!