Enem 2016 tem 8,6 milhões de inscrições confirmadas

Atraso nos repasses de taxas do Banco do Brasil ao MEC poderá alterar o número de estudantes validados no sistema, segundo o ministro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve neste ano 8.647.000 inscrições confirmadas. O número ainda poderá sofrer alterações, pois houve um atraso nos repasses do Banco do Brasil, por causa do feriado prolongado no país. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira.

Leia também:
Prouni 2016: inscrições começam dia 7 de junho
Sisu 2016: inscrições para a segunda edição começam nesta segunda

Houve um aumento em relação à edição de 2015. O Enem 2016 teve 9,2 milhões de candidatos inscritos. No exame do ano passado, foram 8,4 milhões de inscritos e 7,7 milhões de inscrições confirmadas.

Enem 2016 – A partir desta quarta-feira, o MEC irá disponibilizar o download gratuito do aplicativo ‘Enem 2016’, disponível apenas para os dispositivos com sistema Android ou iOS.  Através desse programa, o participante poderá acompanhar o cronograma e os avisos feitos pelo ministério. Além disso, o estudante terá a possibilidade de armazenar os dados de inscrições e a senha de acesso ao sistema.

As provas do Enem serão realizadas em 5 e 6 de novembro. O exame do dia 5 (sábado) será de Ciências Humanas e da Natureza e terá  quatro horas e 30 de duração, enquanto no dia 6 (domingo) os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para concluir a prova de redação, matemática e linguagens, códigos e suas tecnologias.

Os portões abrem às 12 horas, fecham às 13 horas e a aplicação da prova tem início às 13h30 para o público em geral (e às 19 horas para sabatistas).

Sisu – O MEC também divulgou que, até as 16 horas desta segunda-feira, o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já contabilizava 226.254 inscrições.

Ao todo, o sistema está ofertando 56.422 vagas em 65 instituições. No mesmo período de 2015, foram ofertadas 55.571 vagas em 72 instituições. Os candidatos interessados têm até as 23h59 desta quinta-feira para se inscreverem no site oficial do Sisu.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Papai Sabetudo

    É lamentável que ainda não se pode contar com o resultado do ENEM para se ingressar em todas as universidades do Brasil. No meu caso, por exemplo, pretendo fazer o Curso de Música, mas a universidade do meu estado, Ceará, não participa do sistema e tem-se mesmo é que fazer o jurássico vestibular. Pensa que é mais fácil assim? É nada! Tem uma equipe de examinadores que não dão carne a gato! Vou ter que praticar mais um ano de estudo de prática e teoria musical para enfrentar as feras!

    Curtir