Cursos de odontologia brasileiros estão entre melhores do mundo

Em ranking internacional, graduação da USP fica em 1º lugar, seguida de Unesp (4º) e Unicamp (5º)

O curso de odontologia da Universidade de São Paulo (USP) ficou na primeira posição em um ranking mundial divulgado na terça-feira. A USP não é a única instituição de ensino público paulista bem colocada na lista. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) ocupa a 4ª posição, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 5ª. Na mesma publicação, o curso de medicina da USP foi considerado o décimo melhor do planeta.

A classificação faz parte do CWUR Ranking by Subject 2017, estudo que ranqueia as dez melhores universidades do planeta por curso, com base no número de pesquisas publicadas em periódicos de prestígio.

O desempenho da odontologia brasileira é fora da curva no top 10 global. Dos 227 cursos ranqueados, as universidades do país aparecem em apenas oito. A USP domina a participação nacional, com destaque em zoologia (1º), psicologia (6º), ciência e tecnologia de alimentos (6º), entomologia (9º), medicina tropical (9º), matemática (10º) e medicina (10º).

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece na avaliação uma vez, na segunda posição de zoologia.

Ranking geral
Essa é a primeira vez que o Center for World University Rankings (CWUR), entidade sediada na Arábia Saudita, divide o ranking por cursos. Até 2016, a consultoria divulgava apenas uma lista geral com as 1 000 melhores universidades do planeta. Na de 2016, a USP ficou na posição número 138, seis abaixo da avaliação de 2015. Apesar de baixa, trata-se da melhor colocação de uma instituição de ensino brasileira, e latino-americana, na lista.


 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Cláudio Moura

    Os dentistas brasileiros podem estar entre os melhores do mundo, já os dentes dos brasileiros estão mais para Indiano.

    Curtir

  2. Esse é o jeito psdb de governar!

    Curtir