Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confira 18 links para aprender (ou praticar) idiomas de graça

Confira aplicativos, cursos online e podcasts para aprender novas línguas. Lista inclui inglês, espanhol, alemão, chinês, italiano e francês.

O nível de proficiência da população brasileira em outros idiomas continua baixo. Segundo um levantamento feito pela Michael Page, empresa de recrutamento, apenas 25% dos profissionais contratados pela empresa em 2014 falavam espanhol fluente ou apresentavam um nível avançado no idioma. Em outras línguas a situação é ainda pior: apenas 3% conseguem se comunicar em francês, 2% em alemão e 0% em chinês.

No currículo, o inglês não é mais considerado um diferencial. “No mercado de trabalho atual, o conhecimento do inglês é quesito eliminatório nos processos seletivos”, diz Fábio Cunha, gerente executivo da Michael Page. Em relação a cargos executivos, 80% das vagas demandam conhecimento de inglês. Um segundo idioma é, portanto, um diferencial valorizado pelas empresas. “Um bom repertório em outros idiomas, muitas vezes, pode demonstrar uma habilidade comunicativa do candidato”, diz Cunha.

Leia também:

Como se preparar para uma entrevista em inglês

Cinco cursos de inglês online que oferecem aulas ao vivo

Teste: Você fala espanhol ou arranha portunhol?

Além disso, a fluência em outros idiomas pode impactar no holerite. Segundo pesquisa salarial da empresa de consultoria Catho, o inglês no currículo de profissionais juniores, plenos e sêniores pode aumentar em até 81,79% o salário em comparação a profissionais que não falam o idioma. No nível de gerência, o aumento é de 64,35%.

As opções de ensino à distância podem ser uma alternativa para quem quer estudar idiomas sem sair de casa. Confira lista com links de cursos online e gratuitos que ensinam inglês, espanhol, alemão, chinês, italiano e francês: