Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Wells Fargo eleva nota da AIG por redução de laços com governo

10 Abr (Reuters) – A AIG provavelmente se tornará independente do governo norte-americano no ano que vem, disse o Wells Fargo Securities, elevando as ações da seguradora resgatada do colapso para “outperform” -com desempenho esperado acima da média do mercado.

Desde que a AIG reestruturou sua relação com o governo dos EUA pouco mais de um ano atrás, a companhia tem tido um “tremendo progresso” na redução desses laços, disse o analista do Wells Fargo, John Hall, em uma nota a clientes.

A AIG teve que ser resgatada durante a crise financeira de 2008 através de diversos planos, com o governo dos EUA, em certo momento, ter comprometido 182 bilhões de dólares para manter a seguradora solvente.

Nos últimos anos a empresa tem vendido ativos não essenciais para pagar de volta ao governo.

Apenar em março, por exemplo, o Tesouro dos EUA recuperou mais de 14,6 bilhões de dólares de seus investimentos na AIG, incluindo 6 bilhões de dólares de sua venda de ações da empresa.

A AIG ainda deve aos contribuintes estimados 45 bilhões de dólares pelo resgate recebido durante a crise. O governo ainda detém uma participação de 70 por cento na empresa.

“(Uma vez independente do governo), esperamos que a AIG torne-se uma gestora de capitais cada vez mais ativa”, disse Hall.

(Por Sharanya Hrishikesh em Bangalore)