Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas nos supermercados caem em julho

Segundo Abras, queda foi de 0,09% em relação ao mesmo mÊs de 2011 e de 0,51% contra junho deste ano

As vendas reais do setor supermercadista registraram queda de 0,09% em julho em relação a igual mês do ano passado, de acordo com o Índice Nacional de Vendas divulgado nesta terça-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com junho deste ano, o indicador apresentou retração de 0,51%.

Contudo, no acumulado dos sete primeiros meses do ano, as vendas dos supermercados subiram 5,80% ante igual intervalo de 2011. Os números já foram deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais:

Vendas no varejo sobem 1,5% em junho, mostra IBGE

Vendas on-line somam R$ 10,2 bi no 1º semestre do ano

Com IPI menor, vendas podem subir 6%, diz Fenabrave

Sussumu Honda, presidente da Abras, afirmou que apesar da desaceleração vista no índice desde o início do ano, o nível de emprego continua positivo e a expectativa para o restante de 2012 é de maior aquecimento da economia. “Isso deve contribuir para manter as vendas no patamar de 5% em 2012”, disse Honda, por meio de nota.

Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou queda de 0,08% em julho em relação a junho e alta de 5,15% ante julho de 2011. No acumulado do ano, o índice nominal tem alta de 11,48% na comparação com igual período do ano passado.

(Com Agência Estado)