Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas do comércio crescem 0,5% em maio

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador do IBGE subiu 4,8% e no acumulado do ano, 5%

As vendas no varejo brasileiro subiram 0,5% em maio ante abril e, sobre um ano antes, avançaram 4,8%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. No acumulado do ano, o comércio cresce 5% em termos de volume de vendas. Em doze meses até maio a alta é um pouco menor, de 4,9%.

Avaliando a receita obtida com as vendas, o comércio brasileiro registrou crescimento de 1% entre abril e maio, mas 11,4% em relação ao quinto mês de 2013. No ano e em doze meses, o faturamento do setor aumentou 11,2% e 11,7%, respectivamente.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de que as vendas recuassem 0,1% em maio na base mensal, segundo a mediana de 21 projeções, que foram de queda de 0,6% a alta de 0,6%. Sobre o mesmo período do ano anterior, a expectativa era de alta de 3,55% na mediana de dezoito projeções, que variaram de avanço de 2,7% a 4,8%.

Leia mais:

Gringos na Copa: muita paixão e pouco dinheiro no bolso

Confiança do comércio recua 6,4% no 2º trimestre

Com estoques altos, comércio antecipa liquidações

Contudo, os dados do varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, não foram tão animadores assim. O volume de vendas caiu 0,3% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal. Em comparação a maio de 2013, dado sem ajuste, as vendas do comércio até subiram 0,9%, mas em um ritmo bem menor do que o indicador que exclui o setor automotivo. Até maio, o varejo ampliado acumula alta tímida de 1,4% no ano e de 2,2% nos últimos doze meses.