Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas de etanol hidratado crescem no centro-sul

SÃO PAULO, 10 Mai (Reuters) – As vendas internas de etanol hidratado pelas unidades produtoras do centro-sul do Brasil atingiram 847,56 milhões de litros em abril, alta de 66 por cento na comparação com o volume verificado no mesmo mês de 2011, informou a Unica nesta quinta-feira.

O volume do etanol hidratado (utilizado nos veículos flex) vendido cresceu 48,6 por cento na segunda quinzena de abril, para 449,8 milhões de litros.

Já as vendas do etanol anidro (misturado à gasolina) em abril, segundo a entidade que representa a indústria no centro-sul, somaram 522,2 milhões de litros, queda de 21,4 por cento ante o mesmo mês de 2011 – um volume de 471,1 milhões de litros foi vendido no mercado interno, e o restante para exportação.

A venda para exportação do hidratado somou em abril 18,5 milhões de litros.

A Unica não explicou em nota o motivo da alta nas vendas de hidratado ou da queda no volume vendido de anidro.

Mas o diretor técnico e presidente interino da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, disse que o comportamento do mercado na entressafra “foi muito mais tranquilo quando comparado ao ano passado, sem nenhum sobressalto ou volatilidade extrema de preços”.

Segundo ele, a entidade espera que, com as novas regras de comercialização vigentes, as quais exigem estoques de produtos, possam facilitar as negociações.

O aumento nas vendas de hidratado ocorre após uma queda expressiva na safra passada, quando os preços tornaram mais interessante para o consumidor o uso da gasolina.

Segundo levantamento da Unica até 1o de maio, 149 usinas tinham iniciado a safra, contra 212 observadas no mesmo período em 2011.

A moagem de cana no centro-sul caiu 41,77 por cento até o final de abril, somando 13,97 milhões de toneladas.

(Por Roberto Samora)