Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Valor do aluguel tem maior retração para o mês de agosto desde 2008

Rio de Janeiro e Curitiba apresentaram as maiores quedas enquanto Campinas e Santos mostraram as maiores elevações nos últimos 12 meses

O preço médio do aluguel residencial de nove cidades brasileiras teve queda de 0,72% em agosto em comparação com julho. Trata-se da maior queda mensal da série histórica, iniciada em 2008, segundo o índice FipeZap de Locação. No mesmo período, a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice de inflação oficial do governo, ficou em 0,22%.

Após o resultado negativo de agosto, o Índice FipeZap de Locação passou a mostrar queda nominal de 1,21% no resultado acumulado de janeiro a agosto. No acumulado de 12 meses encerrados em agosto, houve queda de 1,81%, a maior da série histórica.

Entre as cidades pesquisadas, nos últimos 12 meses, Rio de Janeiro e Curitiba apresentaram as maiores quedas enquanto Campinas e Santos mostraram as maiores elevações.

Em agosto, o retorno médio anualizado com aluguel foi de 4,7%. O preço médio anunciado para locação por metro quadrado nas nove cidades pesquisadas no mês passado foi de 33,04 reais por mês. A cidade com o metro quadrado mais caro foi o Rio de Janeiro (39,02 reais por mês), seguida por São Paulo (36,78 reais por mês). O aluguel mais barato foi em Curitiba (15,96 reais por mês).

(Da redação)

Leia também:

Das 13 maiores incorporadoras do país, 11 tiveram queda nas vendas

Preço de imóveis sobe abaixo da inflação pelo 8º mês, diz FipeZap