União Europeia barra importação de carne de empresas investigadas

Comissão Europeia anunciou que não irá permitir que empresas investigadas pela Operação Carne Fraca tenham produtos importados pelo bloco

A Comissão Europeia está monitorando as importações de carne brasileira e todas as empresas envolvidas na Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira. Um porta-voz da entidade disse nesta segunda-feira que a União Europeia não permitirá que as empresas investigadas pela operação tenham produtos importados pelo bloco.

A Polícia Federal lançou na sexta-feira uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvendo fiscais agropecuários e empresas do setor. A investigação apontou fraudes na fiscalização sanitária, com o pagamento de propina para liberação de mercadorias adulteradas e estragadas.

“A Comissão garantirá que as empresas envolvidas na fraude tenham suas exportações para a UE suspensas”, disse à imprensa britânica um porta-voz da entidade.

O órgão acrescentou que o escândalo não terá qualquer impacto nas negociações em curso entre a União Europeia e o bloco sul-americano Mercosul, que esperam chegar, em breve, a acordos sobre o livre comércio.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Agricultura sul-coreano anunciou que o país vai intensificar a fiscalização da carne de frango importada do Brasil e banir temporariamente as vendas de produtos da BRF após o escândalo.

Defesa

A Operação Carne Fraca, deflagrada pela PF na última sexta-feira, apontou, entre outras empresas, irregularidades em duas gigantes do setor: BRF e JBS.

“A BRF nunca comercializou carne podre e nem nunca foi acusada disso”, disse a empresa, acrescentando que as menções de produtos estragados ou contaminados pela polícia estavam especificamente ligadas a frigoríficos menores sem relação com a BRF.

“A JBS e suas subsidiárias atuam em absoluto cumprimento de todas as normas regulatórias em relação à produção e à comercialização de alimentos no país e no exterior e apoia as ações que visam punir o descumprimento de tais normas”, disse a empresa.

Procurado por VEJA, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) diz não ter recebido nenhuma notificação formal da União Europeia.

(Com agência Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Mauricio Reppetto

    A reação óbvia, apenas.

    Curtir

  2. Maria Aparecida

    Reclamam quando a PF põe a boca no trombone, dando transparência aos atos de corrupção que assolam o país e seu povo, mas, quando alertados por funcionários honestos, antes da investigação, não tomam as devidas providências. Apoio total às ações da PF e do MP.

    Curtir

  3. E nós? Vamos banir tb esses vendedores de carne podre? Não bani los no Brasil mostra que aceitamos qualquer coisa neh?

    Curtir

  4. Vamos dar um BASTA para as empresas que, durante anos e sem escrúpulo nenhum, nos enganaram com alimentos adulterados, estragados, vencidos e contaminados. Nós, cidadãos de bem, que pagamos impostos e ralamos para sobreviver, temos uma arma: BOICOTE!.

    Curtir

  5. news da hora

    Estão censurando !

    Curtir

  6. YOUSSEF NASER ISSA

    E só não comprar de quem esta vendendo podridão, e esta historia podre já venha de muito tempo atrás.

    Curtir

  7. É difícil até boicotar… Só virando vegetariano…

    Curtir

  8. ViP Berbigao

    Acho q a demagógica postura de ir a uma churrascaria destoa de vestir as sandálias da humildade e apoiar os Órgão Federais q tiveram a coragem e o espirito público de realizar essa operação.
    Não adianta tentar tapar o sol com a peneira. Alguém precisa avisar as autoridades q o wattsapp está cheio de videos que falam por si só. Felizmente não adianta o monopolio da imprensa. Hoje há outras formas da verdade chegar às pessoas.

    Curtir

  9. Maria Angélica Peixoto

    Sim, são medidas evidentemente corretas, visando inibir, coibir e combater o AGRO-CRIME!
    E eis que inescrupulosos do “oba-oba” da corrupção, enfurnados em seus chiqueiros de impunidade, ao menos desta, vez irão sentir na CARNE a extensão de seus PODRES delitos.
    Meus PARABÉNS, pois já me sinto de alma lavada!!!
    Tivéssemos um país de governantes sérios isso jamais aconteceria!

    Curtir

  10. Miltinho Sales

    Pais honesto barra, fiscaliza. Não entra carne podre.
    País corrupto, finge que fiscaliza, engana, quem tá preço, não. Acontece nada, e deixa o povão comer cabeça de porco mesmo. Merecem.
    Votam em corrupto, sociedade malandra, depois reclama.

    Curtir