Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chega ao Brasil ferramenta da Uber que ‘checa’ motorista

A ideia do sistema de verificação é certificar de que a pessoa dirigindo o automóvel é a mesma registrada no cadastro da companhia.

Os motoristas brasileiros da Uber podem ser obrigados a tirar uma ‘selfie‘ antes de aceitar uma corrida pelo aplicativo. Desde a última segunda-feira, a empresa implantou no país um sistema que  solicita o envio de uma foto do rosto capturada naquele momento.  A ideia é certificar-se que a pessoa dirigindo o automóvel é a mesma registrada na Uber.

O aplicativo seleciona, aleatoriamente, os motoristas que serão submetidos ao teste quando ficam on-line ou antes de pegar um passageiro. A foto é analisada por um programa de computador, em questão de segundos. Se houver divergência entre a imagem capturada no momento e a armazenada nos registros da empresa, a conta é bloqueada temporariamente enquanto uma equipe da Uber analisa o caso.

O sistema começou a ser testado nos Estados Unidos em setembro. A empresa enfrentou questionamentos de autoridades estaduais e municipais americanas sobre a eficácia das medidas de segurança sobre seus motoristas, como a verificação de antecedentes criminais. Em 2016, o estado de Massachusetts criou uma lei obrigando as empresas de transporte por aplicativo, como Uber e Lyft, a submeterem o cadastro dos profissionais a uma avaliação feita pelo órgão público de trânsito antes de serem aprovados.

Segundo a Uber mais de 99% das análises de fotos foram bem-sucedidas, e a empresa considera que a medida aumenta a segurança para os passageiros.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcos MOraes

    Checa, entre aspas? Que estilo bonito…MAM

    Curtir

  2. condominio conquista

    Gostei!

    Curtir

  3. Mário José da Silva

    Podiam implantar um dispositivo que tirasse uma foto do passageiro também, pois assim minimizaria os assaltos a motoristas do Uber por meliantes

    Curtir