Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Torre mais alta do mundo começa a ser construída em Dubai

Novo arranha-céu deverá ser concluído em 2020, ano em que o emirado hospedará uma exposição de negócios, e deve tirar o título de outro prédio local

A construção do que deve ser a estrutura mais alta do mundo começou nesta segunda-feira em Dubai, com o início das obras da The Tower at Dubai Creek Harbour (A Torre no Porto do Canal Dubai, em tradução livre). O empreendimento não teve a altura exata revelada, mas promete ultrapassar os 828 metros da torre Burj Khalif – atual prédio mais alto do mundo e também localizado no emirado árabe – em 2020. A construtora Emaar, responsável pelo projeto, espera concluir a obra antes da exposição de negócios Expo 2020, marcada para acontecer na cidade naquele ano.

A torre terá um observatório com 360º de visão no topo, além de inúmeras varandas ao longo de sua fachada. O objetivo da construção da torre, que fica a cerca de 10 quilômetros do aeroporto da cidade, é ser mais um polo de atração para o turismo de negócios e lazer, uma das metas que Dubai estabeleceu para si em seu plano estratégico.

O projeto teve custo divulgado, em abril, de 1 bilhão de dólares (3,2 bilhões de reais). O lançamento da obra teve a presença de autoridades como o xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que é o chefe do emirado. O projeto é assinado pelo arquiteto suíço-espanhol Santiago Calatrava Valls.

Edifícios grandiosos

Inaugurações de edifícios grandiosos são comuns em eventos como as feiras de negócios mundiais, iniciadas em 1851. Construções como pavilhões, marcos artísticos e canais estão entre as obras cuja abertura coincidiu com o evento. Um exemplo famoso é a Torre Eiffel, inaugurada em Paris em 1889. Na época, a estrutura de aço tornou-se a construção mais alta feita pelo homem, título que ostentou por mais de quatro décadas.

Em dezembro de 2015, a Arábia Saudita anunciou que um arranha-céu  em construção no país também tem a intenção de se tornar o mais alto do mundo em 2020, com altura prevista de 1 quilômetro. A Kingdom Tower, localizada na cidade litorânea de Jeddah tem custo previsto de 1,23 bilhão de dólares (3,91 bilhão de reais), e o projeto tem participação de uma empresa estatal saudita.