Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TCU bloqueia bens de Dilma, Palocci e Gabrielli por Pasadena

O bloqueio atinge os ex-membros do conselho de administração da Petrobras, que aprovou a compra de 50% da refinaria de Pasadena em 2006

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira o bloqueio de bens da ex-presidente Dilma Rousseff e de outros ex-membros do conselho de administração da Petrobras pelo prazo de um ano. A decisão tem o objetivo de ressarcir a Petrobras pelo prejuízo de 580 milhões de dólares provocado pela compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

O bloqueio também atinge os bens do ex-ministro Antonio Palocci; Claudio Luis da Silva Haddad; Fábio Colletti Barbosa; Gleuber Vieira; e José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da estatal.

Em seu voto, o ministro Vital do Rêgo afirma que os ex-membros do conselho de administração da estatal violaram o “dever de diligência”, o que causou prejuízo ao patrimônio da Petrobras.

O TCU deu prazo de quinze dias para que os ex-membros do conselho se manifestem. Eles podem recorrer da decisão na Justiça e no próprio TCU.

Todos os executivos citados na decisão do TCU eram membros do conselho de administração da Petrobras quando foi aprovada a compra de 50% da refinaria de Pasadena, em 2006. Dilma era ministra da Casa Civil do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presidia o conselho.

De acordo com o relatório, apesar de o conselho ter aprovado apenas a compra dos primeiros 50% da refinaria em 2006, os erros de avaliação serviram de base para a aquisição dos 5o% restantes.

“Todos aqueles que participaram da valoração da Refinaria de Pasadena no momento de aquisição dos 50% iniciais devem ser responsabilizados pelo débito total, pois o próprio contrato se valia daqueles valores para calcular o preço das ações remanescentes”, diz a decisão.

Em agosto, o plenário do TCU já havia condenado Gabrielli e o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró pela negociação que levou à compra da refinaria de Pasadena. Eles foram condenados a pagar uma multa de cerca de 10 milhões de reais e devolver, solidariamente, cerca de 79,9 milhões de dólares. A decisão também proibiu os executivos de exercer cargos públicos em comissão ou de confiança por oito anos.

Outro lado

A defesa de Dilma Rousseff disse, por meio de nota, que não há provas de ato ilícito praticado pelo conselho administrativo da Petrobras, e que nenhum membro tinha ligação com o governo. Afirma que a negociação foi feita com base em informações íntegras, e que o conselho foi informado, posteriormente, que estas eram incorretas.

Também diz que parecer do Ministério Público Federal e decisões do TCU isentam o conselho de administração de delitos ou prejuízos. “A presidenta eleita Dilma Rousseff  vai apresentar mais uma vez o devido recurso para comprovar que não houve qualquer ato ilegal ou irregular que o Conselho à época tivesse conhecimento”, diz trecho da nota.

A defesa de Palocci informou que não teve acesso à decisão. Os advogados dos outros ex-membros não foram localizados para comentar.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    A presidente da Coréia do Sul já foi impichada e presa. E a presidANTA pedaleira quando será? Lembrando que o inquérito da PF concluiu que Dilma, Lula e Mercadante obstruírama a Justiça.

    Curtir

  2. José Maria dos Santos

    Está passando da hora desta senhora ser justamente homenageada e mudarem o nome da refinaria para Passadilma!

    Curtir

  3. Gilberto Goncalves

    Em qualquer país Europeu , ou no Canadá, USA, NZ ou Austrália… Tais políticos já estariam presos. O Brasil é uma fábula, se contar em detalhes os desmandes e desacatos ninguém acredita. Os meios de Comunicacao abrandam a situacao vexaminosa deste país.

    Curtir

  4. sinesio gimene

    demorou tem que prender a bandida , esta livre e solta ja nao tem mais foro, tem que ir pra cadeia safada

    Curtir

  5. sinesio gimene

    em qualquer lugar do mundo estes bandidos politicos ja estariam presos, graças ao stf de bandidos, amigos de bandidos politicos, indicado por bandidos politicos o pais é assim todo politico bandido esta livre e solto

    Curtir

  6. Julio Cesar Paes

    vagabundos mal intencionados…
    assa a batata para o lado da dilmoka

    Curtir

  7. Julio Cesar Paes

    a justiça não pode esquecer de assar a batata para o lado da graça forster … (“a lindona”)

    Curtir

  8. Osmar Serrragem

    Demoraram anos e anos para entender o que aconteceu? Helloooo….Precisa fazer um PowerPoint? A mulher assinou, AS-SI-NOU, mandando comprar a “Ruivinha”!

    Curtir

  9. Tava demorando para a ex-presidAnta aparecer nas páginas policiais! Agora, vai ser que nem na jovem Pan: é uma atrás da outra! Kkkkkkk

    Curtir