Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Taxa de desemprego fica estável em fevereiro

Índice ficou em 6,4% no mês. Número é menor do que registrado em 2010

O Brasil registrou taxa de desemprego de 6,4% em fevereiro, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) . O índice ficou estável em relação ao mês anterior, quando a taxa ficou em 6,1%. Em janeiro, o desemprego encerrou sua trajetória de oito quedas consecutivas.

O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas, que esperavam taxa de 6,20% a 6,60%. A mediana das previsões estava em 6,40%. Apesar da ligeira alta, a taxa de desemprego em fevereiro deste ano é menor do que a registrada no mesmo período de 2010, quando o índice ficou em 7,4%.

Nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo instituto, a população desocupada está em 1,5 milhão – cerca de 200.000 a menos do que no mesmo período de 2010. Enquanto a taxa manteve estabilidade, o rendimento médio real (descontada a inflação) dos trabalhadores registrou variação negativa de 0,5% em fevereiro ante janeiro, mas aumento de 3,7% na comparação com fevereiro do ano passado.

Analistas estimam que os reflexos da desaceleração econômica na taxa de desocupação e na renda do trabalhador só deverão ser sentidos a partir do segundo semestre do ano.

Confira no mapa abaixo como está o desemprego no mundo.