Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TAM e LAN prorrogam troca de ações para conclusão da fusão

Prorrogação ocorreu depois de não haver a adesão esperada dos acionistas

A oferta de troca de ações entre TAM e LAN foi adiada em 10 dias nesta terça-feira, depois que a adesão dos acionistas da companhia brasileira à operação não atingiu o mínimo exigido pela empresa chilena para dar prosseguimento à fusão que pretende criar uma gigante da aviação sul-americana.

Em comunicado ao mercado nesta terça-feira, a TAM informa que a LAN renunciou à condição prevista no edital de troca de ações que trata sobre aceitação mínima da oferta de troca de papéis. A condição estabelece que, ao final da oferta, devem restar em circulação menos de 5% do total de ações da TAM.

Segundo a Bovespa, a aceitação da oferta pelos acionistas da TAM foi de 90%. Com isso, de acordo com o edital, resta a condição para o fechamento do capital da TAM de adesão de mais de dois terços das ações em circulação da companhia brasileira.

A BM&FBovespa informou mais cedo que o volume total de reservas registradas e validadas para o leilão de permuta das ações que ocorreria nesta terça-feira somou 67,24 milhões de papéis preferenciais da TAM, de um total de 75,4 milhões, e 7,77 milhões de papéis ordinários, de um total de 8,16 milhões.

Procurada, a TAM informou que em função da prorrogação da oferta de troca seguirá em período de silêncio por mais 10 dias.

Na abertura do pregão desta terça-feira, as ações da companhia subiam mais de 7% na BM&FBovespa, após terem caído mais de 2% no dia anterior.

(Com Reuters)