Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Site Reclame Aqui cria mediação on-line de conflitos

Das 30 mil reclamações recebidas diariamente pelo site, 22% ficam sem desfecho

O site Reclame Aqui acaba de lançar uma ferramenta on-line de mediação de conflitos. É a plataforma O Mediador, que pode ser utilizado por usuários ou não do site.

“Temos a expectativa de realizar entre 50 mil e 100 mil mediações por ano, aliviando muito o Judiciário”, diz Carlos Stumpo, CEO de O Mediador.

A mediação de conflitos está prevista em lei desde 2016 e tem o objetivo desafogar a Justiça e desburocratizar os processos.

Só o site Reclame Aqui recebe cerca de 30 mil reclamações diárias de consumidores insatisfeitos com produtos ou serviços prestados por empresas. Desse total, 78% são resolvidas após a publicação da queixa. Outras 22%, entretanto, ficam sem desfecho.

“Essas reclamações que não são resolvidas podem se transformar depois em ações judiciais. A mediação é um recurso que permite a solução de uma forma mais rápida”, afirma Stumpo.

Pela mediação, as partes envolvidas buscam uma solução diretamente entre si, através de um computador ou celular, fora do ambiente judicial.

O Reclame Aqui já tem 20 mediadores habilitados para trabalhar na plataforma. “Outros 140 estão sendo preparados. Nossa meta é chegar até o final do ano com um total de 200”, diz o CEO de O Mediador.

Segundo ele, a plataforma on-line também pode ser adquirida por empresas interessadas em mediar conflitos com seus consumidores. A ferramenta permite que a empresa faça um convite para o consumidor, que pode ou não aceitar a proposta.  Os mediadores têm acesso a esses casos e podem escolher quais querem mediar. Uma vez que estejam de acordo, é feita a mediação, e o problema pode ser resolvido.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Esse site é show, vale muito pesquisar nele antes de comprar, inclusive as compras em empresas famosas que muitas vezes escorregam feio no atendimento ao cliente, nesse sou cadastrado e antes de comprar sempre dou uma olhadinha, já escapei de cada fria…

    Curtir