Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sete dicas de como fazer seu negócio deslanchar em 2014

Empreendedores brasileiros que alavancaram suas empresas ao longo do ano ajudam a desvendar o segredo do sucesso

Se houvesse receita infalível para alcançar o sucesso, seria vendida a preço de ouro. Mas algumas dicas de empreendedores que movimentaram o mundo dos negócios em 2013 podem ser bem-vindas e servir de inspiração para que aquela ideia que pode se transformar num grande negócio, finalmente, saia do papel em 2014.

Ter coragem, criatividade, capacidade de se reinventar, inovação e determinação são apenas algumas das características citadas pelos empreendedores ouvidos pelo site de VEJA para motivar os que ainda titubeiam sobre criar ou não uma startup – ou qualquer outro tipo de empreitada.

Segundo Marcio Kumruian, da Netshoes, é preciso ter dinamismo para se aventurar na criação de um negócio próprio no Brasil. A metáfora usada pelo empresário é a de que é preciso construir uma trilha para fazer um negócio deslanchar – e não um trilho. “Porque a trilha a gente muda e adequa de acordo com o cenário. Já o trilho deixa a gente preso, e aí a startup perde o que tem de mais valioso: a capacidade de se reinventar”, afirma.

Já Alexandre Costa, da Cacau Show, acredita que, para uma empresa prosperar, é preciso que os sócios jamais percam a sede por realizar objetivos – nunca podem estar satisfeitos. “Sempre penso que após um objetivo ser alcançado, novos objetivos vêm. É por isso que o ‘chegar lá’ não existe”, diz o empresário.

Leia também:

Livro desmistifica o perfil do novo empreendedor brasileiro

Descubra em que fase do empreendedorismo você está