Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Saiba quem é o maior guru de gestão da atualidade

Michael Porter, professor de Harvard, foi eleito o mais influente estudioso da gestão empresarial na edição 2015 do prestigioso ranking Thinkers50

Michael Porter, consultor empresarial e professor da escola de negócios da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, é o mais influente estudioso de gestão da atualidade, segundo o Thinkers50. A cada dois anos, o ranking apresenta os maiores gurus da administração de empresas no mundo.

Porter, de 68 anos, tem sido uma referência para o universo corporativo desde 1979, quando elaborou sua teoria das Cinco Forças. O modelo criado pelo professor elenca as cinco forças que atuam na competição entre as empresas (rivalidade entre concorrentes, poder de barganha dos fornecedores, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos clientes e ameaça de novos entrantes) e como elas interagem entre si.

O professor de Harvard não pôde comparecer à cerimônia de premiação, realizada na noite desta segunda-feira, em Londres, mas gravou uma mensagem de agradecimento. “Pensar em gestão e sobre como as empresas se relacionam com a sociedade estão entre as ferramentas mais poderosas para a sociedade enfrentar seus desafios”, disse. “Nós podemos criar soluções para problemas como os que existem em saúde, nutrição, meio ambiente, educação e moradia.”

A cada edição, o Thinkers50 elege os 50 principais gurus da gestão. Em 2015, o grupo dos cinco primeiros é formado, além de Porter, por Clayton Christensen (autor de O Dilema da Inovação e professor de Harvard), W. Chan Kim e Reneé Mauborgne (a dupla de professores da escola de negócios Insead dividiu a terceira colocação), Don Tapscott (autor renomado e professor da Rotman School of Management) e Marshal Goldsmith (renomado consultor de executivos e professor da Tuck Business School).

Leia mais:

Empreendedor não pode temer ser chamado de louco, diz criadora da Endeavor

Burocracia, a praga que atormenta as empresas brasileiras que mais crescem

(Da redação)