Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Receita recebeu 27,8 milhões de declarações no prazo

Número representa crescimento de 3,8% em relação ao ano passado. Contribuintes que não enviaram o documento até o final de quinta estão sujeitos a multa de no mínimo R$ 165,74

A Receita Federal recebeu 27.895.994 de declarações do Imposto de Renda 2015, segundo balanço oficial divulgado na madrugada desta sexta-feira. O prazo para a entrega do documento terminou no final desta quinta. O número de contribuintes que enviou a declaração dentro do prazo superou as expectativas da Receita e representa um crescimento de 3,8% em relação aos dados do ano passado, quando 26.883.633 pessoas acertaram as contas com o Fisco sem atraso.

Aqueles que não enviaram a declaração dentro do prazo estão sujeitos a multa por atraso, com valor mínimo de 165,74 reais. Os moradores da cidade de Xanxerê (SC), atingida por um tornado em 20 de abril, não pagarão multa por atraso. Os contribuintes atrasados poderão enviar a declaração do IR a partir das 8h de segunda-feira. Não será necessário baixar um novo programa para isso.

O pagamento das restituições começa em 15 de junho e vai até 15 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

(Com Agência Brasil)