Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rating soberano da Grécia pode cair mais, diz S&P

Rebaixamento pode acontecer se a turbulência política do país resultar em perda de apoio do (FMI) ou da zona do euro

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s informou nesta quinta-feira que o rating soberano já altamente especulativo da Grécia pode ser reduzido ainda mais se a turbulência política do país resultar em perda de apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) ou da zona do euro.

O analista de crédito soberano da Standard & Poor’s Marko Mrsnik afirmou que o rebaixamento pode acontecer “se as políticas ou intenções políticas (do país) se chocarem com as iniciativas do programa (de resgate), e os credores oficiais retirarem seu apoio”. “Os ratings estão atualmente no nível CCC”, completou Mrsnik, em comunicado pela internet sobre os créditos soberanos. Na nota grega, ainda há espaço para três cortes (abaixo da “CCC”, há as classificações “CC”, “C” e “D”).

Resgate – A Grécia receberá nesta quinta-feira 5,2 bilhões de euros, como já estava previsto, segundo informações do jornal Kathimérini. O montante diz respeito ao resto do desembolso do resgate acordado com a Comissão Europeia (CE). O depósito, confirmado pelo porta-voz da CE, Amadeu Altafaj, não era certo entre os dirigentes gregos, após as eleições de domingo, quando os partidos favoráveis à austeridade não conquistaram maioria para formar o governo.

(com agência Reuters)

LEIA MAIS

Grécia em maratona política para formação de governo

Índices europeus fecham em alta com possível acerto grego