Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rajoy deve anunciar plano econômico da Espanha dia 8, diz mídia

MADRI (Reuters) – O primeiro-ministro eleito da Espanha, Mariano Rajoy, deverá delinear os tão esperados planos econômicos a muitos líderes da zona do euro em uma cúpula europeia do Partido Popular em Marselha, na França, em 7 e 8 de dezembro, de acordo com a mídia espanhola.

Uma notícia da agência EFE publicada no jornal El Mundo citando fontes do PP revelou que Rajoy, que ganhou maioria absoluta nas eleições parlamentares de domingo, irá revelar os seus planos em um discurso no dia 8 de dezembro.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, devem participar do evento. O PP em Madri não pôde ser contatado para confirmar a notícia.

Os mercados e os espanhóis estão ansiosos por mais detalhes dos planos econômicos do PP, que provavelmente incluirão uma onda de novas medidas de austeridade, já que os mercados de dívida levaram os rendimentos da dívida do país a níveis insustentáveis.

A cúpula acontece um dia antes de um encontro dos líderes da zona do euro para moldar as medidas para colocar algum tipo de freio na profunda crise da dívida.

Segundo a notícia, a posição espanhola na cúpula será acordada entre Rajoy e o atual primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero.

Rajoy tem deixado os mercados na expectativa sobre seus planos e tem dito que não irá delinear medidas ou anunciar seu gabinete até pouco antes do Natal, quando ele toma posse.

(Reportagem de Nigel Davies)