Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quanto vai custar e todas as mudanças do iPhone X da Apple

Novo aparelho custará a partir de US$ 999 nos Estados Unidos, o equivalente a R$ 3.104

A Apple anunciou nesta terça-feira o iPhone X, seu mais poderoso modelo de smartphone. As mudanças em relação às versões anteriores começam pelo design. O novo aparelho tem telas de bordas infinitas, que ocupam quase toda a parte frontal do celular.

Com o iPhone X, a Apple comemora o aniversário de dez anos de lançamento de seu primeiro smartphone, em 2007. O X corresponde ao número dez em algarismo romano – ou 10 (em inglês). Nos Estados Unidos, o aparelho com 64 GB de memória custará a partir de 999 dólares (3.104 reais).

Phil Schiller, vice-presidente da Apple, apresenta o iPhone X durante evento de lançamento dos novos produtos da marca em Cupertino, na Califórnia

Phil Schiller, vice-presidente da Apple, apresenta o iPhone X durante evento de lançamento dos novos produtos da marca em Cupertino, na Califórnia (Josh Edelson/AFP)

Usuários antigos do iPhone podem estranhar, mas a versão X não tem o botão redondo frontal, que serve para desbloquear ou voltar à tela inicial. O desbloqueio agora será feito por meio de reconhecimento facial. A tecnologia permitirá o reconhecimento inclusive no escuro ou se o usuário estiver usando acessórios, como óculos ou chapéu.

Segundo a Apple, o sistema de reconhecimento facial é à prova de fraude e identifica se existe uma foto ou máscara substituindo o rosto. “Nossos engenheiros trabalharam com fabricantes de máscaras profissionais, de Hollywood, para garantir que o Face ID não seria enganado por coisas do tipo”, diz o vice-presidente de marketing, Phil Schiller.

A probabilidade de uma pessoa ter o mesmo padrão de face, capaz de enganar o sistema, é de uma em 1 milhão.  Essa probabilidade aumenta se a pessoa for um parente próximo “Caso você tenha um irmão gêmeo malvado”, brincou Schiller.

A tela do iPhone X é maior que a do iPhone 8 Plus, também lançado hoje: são 5,8 polegadas. A resolução, chamada pela Apple de Super Retina, é de 2.436 x 1.125 pixels.

O iPhone X tem câmera dupla de 12 megapixels. Em relação às fotos, a novidade é a possibilidade de tirar selfies em modo retrato.  “As pessoas amam tirar selfies”, diz Schiller.

Segundo ele, o novo modo de retratos vai calcular, em tempo real, a quantidade de luz nos rostos para conseguir exposições mais precisas.

Os vídeos poderão ser capturados em 4K a uma velocidade de 60 fps, o dobro da capacidade do iPhone 7.

Os iPhones terão novos filtros para tirar fotos. A ideia é que, com a ajuda dos novos sensores e do novo processador, as imagens tenham efeito similar ao de estúdios profissionais.

Outra novidade é a possibilidade de carregar o celular sem fio. O carregador sem fio poderá ser utilizado em qualquer lugar. A empresa afirma que a bateria do iPhone X dura até duas horas a mais que a da versão 7.

A pré-venda nos Estados Unidos terá início em 27 de outubro. Os produtos começam a ser entregues em 3 de novembro. O iPhone X será vendido nas cores prata e cinza escuro.

Veja também