Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Produzir smartphones é sinônimo de prejuízo. Menos para a Apple

Companhia conseguiu dominar lucros do setor mesmo após três trimestres de queda nas vendas do iPhone e de sua perda de mercado em relação a 2015

A Apple é uma das poucas empresas do mundo que ainda conseguem lucrar com a produção de celulares. No terceiro trimestre deste ano, a empresa registrou alta de 103,6% nos lucros operacionais, de acordo com uma análise da consultoria BMO Capital Markets. O resultado positivo ocorreu mesmo com a sequência de três trimestres com vendas em queda do iPhone e em um cenário de redução da fatia de mercado da Apple no mercado de smartphones.

No terceiro trimestre, todos os concorrentes da empresa fundada por Steve Jobs perderam terreno. A Samsung, que está sofrendo com o Galaxy Note 7, modelo que precisou ser tirado de linha por causa de repetidos relatos de explosão espontânea do aparelho, conseguiu uma participação quase insignificante (0,9%) dos lucros da indústria. Entre as companhias que perderam dinheiro com a produção de smartphones no último trimestre estão LG e HTC.

A LG reportou uma perda de 381 milhões de dólares devido ao enfraquecimento do interesse por seu carro-chefe, o G5, que caiu 9% em relação ao ano anterior. A receita da taiwanesa HTC, por sua vez, caiu 44% em relação ao terceiro trimestre de 2015 porque a empresa não tem conseguido acompanhar a forte competitividade do mercado. O iPhone, por sua vez, respondeu por 60% da receita da Apple entre julho a setembro. A receita total foi de 9 bilhões de dólares.

Participação no mercado

No terceiro trimestre, o sistema operacional Android – usado por diversas parceiras mundo afora, como Samsung, Oppo e Huawei entre outras – respondeu por 88% do mercado global, de acordo com a consultoria Strategy Analytics. Enquanto isso, o iOS, da Apple, passou de 13,6% no intervalo entre julho e setembro do ano passado para 12,1% no mesmo período de 2016.

O histórico da Apple tem sido o de não ser líder em unidades de smartphones vendidos, mas invariavelmente a campeã entre as que mais lucram sempre capturou uma pequena porção do mercado e ainda trouxe a grande maioria dos lucros. No terceiro trimestre de 2016, essa característica nunca foi tão evidente.

(Da redação)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Micky Oliver

    Pois é! É porque existem os otários fanáticos (brasileiros são os mais idiotas pois pagam pelos iPhones mais caros do planeta!) que pagam valores absurdos num celular que não tem de mais em relação aos outros, que poderia comprar 2 notebook excelentes ou 1 de última geração pelo mesmo preço!!!!

    Curtir

  2. Micky, acho que não entendeu que os dados são globais. E não é só o iPhone que é um celular caro, todos os top de linha de todos os fabricantes são. Quanto a comprar notebook excelente com 2 mil reais, me diz onde que eu vou comprar 10.

    Curtir

  3. Micky, somos otários porque temos uma moeda desvalorizada, impostos altíssimos e somos dependentes de tecnologia de ponta, precisamos comprar coisa boa de quem sabe fazer. O preço alto que pagamos por coisa boa de fora só mostra a nossa falta de produtividade, nossas leis trabalhistas do tempo do Império, nossa sobrecarga de impostos na produção, nossa incapacidade de empreender a níveis globais, a nossa incapacidade de votar bem, de votar certo e nossa falta de vontade para mudarmos tudo isso, da nossa péssima educação, da nossa preguiça de sairmos da inércia e da falta de vontade de fazer mudanças drásticas em tudo. Ninguém quer perder as regalias. Todo mundo reclama (“mas não mexam na minha vida medíocre”). Enfim, o preço que pagamos por um Apple ou um Samsung de alta tecnologia representa tudo de negativo que temos abraçado nós mesmos.

    Curtir

  4. É impressionante o tamanho de artigos que li nesses últimos dois meses “batendo” no fato de que a Apple estava vendendo cada vez menos iPhones. Os artigos passavam um clima de apocalipse, como se a Apple fosse quebrar daqui um ano. Agora eis finalmente uma reportagem decente, mostrando todo o contexto, a realidade que não disseram ou não sabiam, o mercado geral de smartphones é que caiu demais, e mesmo assim só a Apple se salvou. E bem. Então os agourentos (como tem gente agourenta e de má vontade contra a Apple) se fu mais uma vez.

    Curtir

  5. Irineu Santana Souza

    A falta de investimentos em capital humano resulta no pagamento caro por tecnologia importada: é a gestão brasileira.

    Curtir