Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Produção alemã de aço bruto deve ser estável em 2012–federação

FRANKFURT, 10 Jan (Reuters) – A produção de aço bruto da Alemanha provavelmente se manterá estável neste ano, momento no qual a crise da dívida da zona do euro começa a afetar a economia da maior produtora de aço da Europa, e marcado por riscos de elevação dos preços da matéria-prima, disse uma entidade industrial alemã.

A Federação Alemã do Aço disse que a produção de aço bruto no ano passado cresceu 1 por cento, para 44,3 milhões de toneladas, afetada pela queda sazonal da demanda, aprofundada de forma brusca no segundo semestre, o que forçou o corte na produção de siderúrgicas.

“Nós esperamos que a produção de aço bruto em 2012 seja de cerca de 44 milhões de toneladas. A produção vai manter-se substancialmente estável”, disse nesta terça-feira o presidente da federação, Hans Juergen Kerkhoff, por meio de comunicado.

Ele disse que a demanda seria sustentada por grandes clientes finais, como os setores automotivo e de engenharia, e que o segmento da construção estava esperando crescer mais adiante neste ano.

Porém, ele alertou que os custos da matéria-prima apresentam riscos, apesar de recente queda leve nos preços para o minério de ferro e do coque de carvão, elementos-chave na fabricação do aço.

A maior produtora de aço da Alemanha, a ThyssenKrupp, e outras companhias de siderurgia da Europa haviam anunciado algum corte na produção frente à fraca demanda, e mais alto-fornos provalmente serão desativados nos próximos meses.

(Por Marilyn Gerlack)