Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Previdência quer cobrir 70,5% dos trabalhadores em 2012

Por AE

São Paulo – O Ministério da Previdência Social quer encerrar 2012 com 70,5% dos trabalhadores com coberturas previdenciárias, noticiou hoje a Agência Brasil. Atualmente, a abrangência está na casa dos 67%. A meta integra o Plano Estratégico da Previdência Social (2012-2015) apresentado na semana passada ao Conselho Nacional de Previdência Social.

Até 2015, o objetivo da pasta é chegar a 77% dos trabalhadores assistidos, acrescentando mais 16 milhões de pessoas ao sistema, de acordo com o secretário de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim. O trabalho tem como foco a inclusão do público onde há uma baixa cobertura previdenciária como, por exemplo, trabalhadores rurais, pessoas com deficiência, empreendedores individuais, cooperativados, donas de casa de baixa renda, trabalhadoras domésticas e a população coberta pelo Bolsa Família.

Desde 2009, o Ministério da Previdência Social promove alterações nas regras de inclusão na Previdência de determinados grupos, como foi o caso do microempreendedor individual. De acordo com o secretário, entre os trabalhadores que estão na informalidade, 11 milhões eram empreendedores individuais. Destes, 2 milhões foram trazidos para o sistema. Outro grupo relevante é o de dona de casas, que ainda não conta com a cobertura previdenciária.