Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Prêmio Nobel vai para pesquisador de economia comportamental

Richard Thaler é premiado pela Real Academia Sueca de Ciências por explorar consequências de traços humanos em decisões econômicas e mercado

A Real Academia Sueca de Ciências anunciou, nesta segunda-feira, que o prêmio Nobel de Economia de 2017 vai para o americano Richard H. Thaler, de 72 anos, professor da Universidade de Chicago. Segundo a Academia, Thaler é premiado por suas contribuições para os estudos da economia comportamental, integrando as ciências econômicas com a psicologia.

“Richard H. Thaler incorporou suposições psicológicas realistas nas análises de fatores de decisão econômica. Explorando as consequências da racionalidade limitada, preferências sociais e perda de autocontrole, ele mostrou como esses traços humanos afetam sistematicamente as decisões individuais, assim como resultados de mercado”, escreveu a entidade em comunicado.

Em 2016, venceram o Nobel de Economia o britânico Oliver Hart e o finlandês Bengt Holström por conta de suas pesquisas a respeito da chamada teoria dos contratos. Além do reconhecimento de sua pesquisa, Richard Thaler receberá um prêmio em dinheiro no valor de nove milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de 3,5 milhões de reais.