Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Preço da gasolina sobe e combustível atinge novo recorde, diz ANP

Valor médio cobrado por litro nos postos do país subiu a 3,938 reais, o maior já registrado na pesquisa semanal da instituição em 2017

O preço médio do litro da gasolina subiu 1,44% na última semana e atingiu 3,938 reais, segundo pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). É o maior valor para o combustível registrado neste ano. O levantamento levou em conta os valores cobrados aos consumidores em 3.097 postos pelo país.

 

Em relação às distribuidoras, a Petrobras reajustou o preço da gasolina em 6,70% na última semana, segundo dados divulgados pela empresa. Houve cinco alterações no período, como parte da política adotada pela estatal desde julho, que permite reajustes diários – a alta acumulada é de 26,9%.

O preço do combustível nas refinarias é um dos componentes do preço cobrado nos postos, e os estabelecimentos têm liberdade para definir os valores.

O etanol também teve alta na última semana, de 2%, chegando a 2,745 reais por litro. A pesquisa da ANP considerou os preços em 2.724 postos, no caso desse combustível. O maior valor cobrado pelo etanol em 2017 foi de 2,931 reais por litro, em janeiro.

Apesar da alta nos preços de combustíveis – grupo que tem pressionado a alta dos preços recentemente – o setor que teve maior aumento em outubro foi o de energia. A conta de luz, que ficou em média 3,28% mais cara, foi uma das principais responsáveis pelo aumento do IPCA em 0,42% no mês. Em 1º de outubro entrou em vigor a bandeira tarifária vermelha, com cobrança adicional de 3,50 reais a cada 100 kilowatts consumidos.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Rothman Benther

    Uma das caracteristicas do Brasileiro é ter o colo do reto bem fundo… reflitam!

    Curtir

  2. news da hora

    Todos sabem que Lula e o PT e aliados vigaristas roubaram a Petrobras . Mas , esse presidente Parente aproveitando a baixa da inflacao quer tirar o prejuizo de maneira relampago nas costas do povo trabalhador Brasileiro .

    Curtir

  3. news da hora

    Os politicos vigaristas que apoiaram Lula e Dilma , e participaram dos desvios bilionarios na Petrobras, Br distribuidora , refinarias Pasadena , Abreu Lima , Comperj , refinarias abandonadas no Maranhao dos Sarneys e do PC do B , ficam todos calados , pois este ano nao tem eleicoes . Eles querem no ano que vem reeditar as mesmas quadrilhas corruptas .

    Curtir

  4. news da hora

    Policia Federal prende , Moro e Bretas tambem ! Infelizmente o STF solta .

    Curtir

  5. André Luiz Lyra

    Fazer neoliberalismo com o dinheiro dos outros é fácil.

    Curtir

  6. Francisco Narciso

    Vai chegar a R$ 10,00 o litro. Tem que aumentar os lucros da Petrobrás, para facilitar sua privatização. É assim que fazem os governos.

    Curtir