Portugal Telecom conclui venda de participação na Vivo

PT recebeu 5,85 bilhões de dólares de um valor total de 9,75 bilhões de dólares pela venda de sua participação de 50% na Brasilcel

A Portugal Telecom anunciou nesta segunda-feira ter concluído a venda de sua participação na operadora Vivo, líder do setor de telefonia celular no Brasil, à espanhola Telefónica.

Em um comunicado dirigido aos mercados, a PT informou ter recebido nesta segunda-feira 5,85 bilhões de dólares de um valor total de 9,75 bilhões de dólares pela venda de sua participação de 50% na Brasilcel, holding que possui 60% da Vivo. O acordo com a Telefónica prevê pagamentos adicionais em 30 de dezembro de 2010 e até 31 de outubro de 2011.

Na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regulamenta o setor no Brasil, autorizou a compra por parte da Telefónica das ações da Portugal Telecom na Vivo, permitindo assim ao grupo espanhol controlar 60% da líder da telefonia celular brasileira.

Paralelamente ao acordo com a Telefónica, a PT anunciou no fim de julho uma associação estratégica com a operadora Oi, por meio da qual vai adquirir 22,38% de participação com um investimento máximo de 4,81 bilhões de dólares.

Em troca, a Oi, principal operadora de telefonia fixa na América Latina, vai adquirir até 10% da Portugal Telecom.

(Com AFP)