Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Portugal Telecom conclui venda de participação na Vivo

PT recebeu 5,85 bilhões de dólares de um valor total de 9,75 bilhões de dólares pela venda de sua participação de 50% na Brasilcel

A Portugal Telecom anunciou nesta segunda-feira ter concluído a venda de sua participação na operadora Vivo, líder do setor de telefonia celular no Brasil, à espanhola Telefónica.

Em um comunicado dirigido aos mercados, a PT informou ter recebido nesta segunda-feira 5,85 bilhões de dólares de um valor total de 9,75 bilhões de dólares pela venda de sua participação de 50% na Brasilcel, holding que possui 60% da Vivo. O acordo com a Telefónica prevê pagamentos adicionais em 30 de dezembro de 2010 e até 31 de outubro de 2011.

Na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regulamenta o setor no Brasil, autorizou a compra por parte da Telefónica das ações da Portugal Telecom na Vivo, permitindo assim ao grupo espanhol controlar 60% da líder da telefonia celular brasileira.

Paralelamente ao acordo com a Telefónica, a PT anunciou no fim de julho uma associação estratégica com a operadora Oi, por meio da qual vai adquirir 22,38% de participação com um investimento máximo de 4,81 bilhões de dólares.

Em troca, a Oi, principal operadora de telefonia fixa na América Latina, vai adquirir até 10% da Portugal Telecom.

(Com AFP)