Portugal inaugura ‘Poupatempo’ em São Paulo

O Espaço do Cidadão permite que serviços de emissão de documentos sejam tirados aqui, sem a necessidade de ir até Portugal

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo inaugurou na última quinta-feira o Espaço do Cidadão – uma espécie de Poupatempo para os cidadãos portugueses. Até então, só existia uma unidade desse serviço fora de Portugal, localizada em Paris, na França.

O novo Espaço do Cidadão disponibiliza serviços de emissão de diversos documentos lusitanos no Brasil, como alteração ou segunda via da carta de habilitação, sem a necessidade de ir até Portugal.

“Não posso estar mais contente com a inauguração do Espaço do Cidadão. É um serviço que normalmente os consulados não fazem. Nós também oferecemos capacitação para que os imigrantes conheçam os serviços online e aprendam a navegar nos portais das entidades portuguesas”, contou o cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço.

O atendimento aos cidadãos portugueses será feito mediante agendamento prévio pelo e-mail agendamento.saopaulo@mne.pt. É necessário especificar qual serviço será solicitado, além do nome completo e telefone direto.

Alguns serviços são pagos, mas os imigrantes serão informados sobre valores quando forem contatados pelo consulado. É possível consultar a lista de serviços disponíveis no site do consulado.

A escolha de instalar o balcão em São Paulo reflete a demanda de serviços consulares que a capital recebe, sendo o consulado que mais atribui cidadanias portuguesas em todo o mundo, segundo o Consulado Geral de Portugal.

“O fato da segunda unidade fora de Portugal ser inaugurada em São Paulo é um reconhecimento da importância da numerosa comunidade que há no país. O Consulado de São Paulo é um dos mais sofisticados do mundo”, disse Lourenço.

O cônsul ainda ressalta que Portugal foi o primeiro a propor um projeto do tipo fora do país. “Nos municípios de Portugal, são mais de 400 Espaços, no futuro queremos alargar cada vez mais essa funcionalidade, não só no Brasil, mas no mundo”.

Atualmente, são cerca de 500 mil imigrantes portugueses vivendo em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Além do Espaço do Cidadão, o consulado português disponibiliza um aplicativo, onde os cidadãos podem acompanhar os serviços solicitados e agilizar o atendimento concedendo algumas informações.