Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Por precaução’, China suspende importações de carne brasileira

Medida é temporária, de acordo com agência. Ministério da Agricultura diz que não foi notificado

A China suspendeu temporariamente as importações de carne brasileira, de acordo com uma fonte ouvida pela agência Reuters. A medida foi tomada em decorrência da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal (PF).

A China é hoje o segundo maior importador de carne brasileira do mundo, ficando atrás, apenas, de Hong Kong. Em 2016, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a China importou 736.576 toneladas de carne brasileira, totalizando 1,75 bilhão de dólares.

A PF lançou na sexta-feira uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvendo fiscais agropecuários e empresas do setor. A investigação apontou fraudes na fiscalização sanitária, com o pagamento de propina para liberação de mercadorias adulteradas e estragadas.

A fonte, que pediu para não ser identificada por causa da sensibilidade da informação, afirmou que a suspensão das compras de carne brasileira é uma medida de “precaução”.

A decisão ocorre após a Coreia do Sul intensificar as fiscalizações de carne de frango importada do Brasil e banir temporariamente as vendas de produtos de frango da BRF, maior produtora de carne de frango do mundo.

Procurado por VEJA, o Ministério da Agricultura diz não ter recebido nenhuma notificação formal de suspensão das importações da China. De acordo com o MAPA, a China solicitou uma explicação para o Brasil em relação à Operação Carne Fraca.

Às 21h desta segunda-feira, o ministro da pasta, Blairo Maggi, participará de uma videoconferência com o ministro da Agricultura chinês.

(Com agência Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Esorso Elizabeth

    Que continuem comendo cobras, baratas e gafanhotos, já que o estoque de jegue foi esgotado.

    Curtir