Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Plano Safra 2012/13 terá 7,4% mais recursos

Presidente Dilma Rousseff lançará novo plano nesta quinta-feira com 115,2 bilhões de reais para o agronegócio; juros serão 1,25 ponto porcentual menores

O Plano Agrícola e Pecuário 2012/13 do Brasil terá um aumento de 7,4% no volume de recursos disponíveis para custeio e investimento no ciclo. A proposta, que será lançada nesta quinta-feira pela presidente Dilma Rousseff, oferecerá 115,2 bilhões de reais para a agricultura empresarial na safra que começa em 1º de julho, ante os 107,2 bilhões de reais do ciclo anterior.

Neste novo plano, a taxa de juros de referência das operações deve ser reduzida para 5,5% ao ano, contra 6,75% no anterior. O governo também vai ampliar os recursos destinados aos médios produtores e cooperativas, a exemplo do que já foi realizado no plano de safra do ciclo anterior.

O Plano Safra da Agricultura Familiar será lançado na próxima semana, com um montante de 18 bilhões de reais em crédito para os pequenos produtores.

Crise na agricultura – O maior volume de crédito, a juros mais baixos, para a agricultura vem em um momento em que o setor atravessa uma crise decorrente de problemas climáticos no Norte e Nordeste do país. Enchetes e seca fizeram com que o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio recuasse 7,3% no primeiro trimestre – o que contribuiu para que o PIB nacional patinasse no período, com alta de apenas 0,2%.

Leia mais:

PIB agropecuário pode cair ainda mais, diz especialista

(com Reuters)