Petroleira da Venezuela pode estar próxima de calote bilionário

PDVSA informou que pode não ter dinheiro para honrar compromissos que somam 5,3 bilhões de dólares

A petrolífera estatal venezuelana PDVSA sinalizou nesta segunda-feira que pode vir a dar calote caso não consiga renegociar parte de suas dívidas. A avaliação foi feita em um comunicado divulgado no site da empresa, na qual informava a extensão do prazo para negociação antecipada de títulos com vencimento em 2017 – a terceira prorrogação para esses papéis. Com essa renegociação, a companhia tenta conseguir mais prazo para pagar 5,32 bilhões de dólares (16,91 bilhões de reais) em dívidas com seus credores.

A PDVSA alega que os baixos preços de petróleo afetaram a capacidade da empresa de gerar caixa, e que a renegociação é importante para melhorar sua situação no curto prazo. “Se as ofertas de troca não obtiverem êxito, poderia ser mais difícil para a companhia fazer os pagamentos programados da sua dívida existente, incluindo os bônus existentes, o que faria a companhia avaliar todas as alternativas”, diz o comunicado.

A estatal tenta trocar os papéis com vencimento no próximo ano por outros com pagamento previsto para 2020. Para que o acordo entre em vigor, é necessário, entre outras condições, que os detentores de pelo menos 50% do valor desses títulos aceitem a proposta. O prazo atual é até sexta-feira desta semana. O anterior venceu na última segunda-feira.

A PDVSA fechou 2015 com uma dívida total de 43,75 bilhões de dólares (139,1 bilhões de reais), segundo o último relatório da companhia. No mesmo ano, seu faturamento foi de 72,17 bilhões de dólares (229,47 bilhões de reais)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Geldes Ronan Passos

    No hay fiscales federales e Sérjios Mueros para crear una “Operación Lavado de Chorro”? o esto sería putchismo?

    Curtir

  2. Francisco Lemos

    Eles contavam com o dinheiro do cidadao brasileiro, otario pagador de impostos. Mas, ai apareceu o Moro no caminho. No caminho tinha um Moro…….

    Curtir

  3. Adilson Nagamine

    E qual a fatia brasileira deste bolo fecal? Estou com hacker impedindo eu de postar no plus.google.com

    Curtir

  4. Maila Bruno Suzuki de Oliveira

    Imagina a ladroagem aí dentro…..

    Curtir

  5. Wilmar Arnold

    ainda bem que a petralhada foi apeada, do contrário, acho que dinheiro brasileiro ia socorrer os bolivarianos falidos e corruptos.

    Curtir

  6. Micky Oliver

    A Venezuela está sentada sobre a maior reserva de petróleo do planeta, mas, seu desgoverno comunista safado, consegue destruir tudo e manter seu povo na M*!

    Curtir

  7. Roberto Izumi

    Desgoverno bolivariano sem visão ! Assim poderia ser o fim da Petrobras caso mantivesse o desgoverno do PT

    Curtir

  8. Lá vai Venezuela para baixo

    Curtir