Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petrobras nomeia Nelson Carvalho como presidente interino do Conselho de Administração

Ex-ocupante do posto, Murilo Ferreira comunicou na segunda-feira que entrou com pedido de licença do colegiado até o fim de novembro

A Petrobras informou nesta segunda-feira que seu Conselho de Administração nomeou Luiz Nelson Guedes de Carvalho para exercer a função de presidente do Conselho durante a licença de Murilo Ferreira. O ex-ocupante do posto se licenciou até o fim de novembro por “razões pessoais”. Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, o afastamento ocorreu por “questões de saúde”.

Murilo Ferreira assumiu a posição na estatal no final de abril, quando o governo federal permitiu uma mudança quase completa no Conselho. O executivo também ocupa o posto de presidente-executivo da mineradora Vale.

Nelson Carvalho é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e exerce a função de presidente do comitê de auditoria da Petrobras.

Segundo o Radar on-line, ele foi escolhido por integrantes do Conselho de Administração da Petrobras que têm origem no setor privado como contraponto a Luciano Coutinho, o preferido de Aldemir Bendine, presidente da estatal, e do governo. De acordo com a coluna, o suplente de Ferreira, Clovis Torres Junior, também se licenciou do colegiado até 30 de novembro.

Leia mais:

Aécio: ‘a sociedade paga a conta da incompetência e da inoperância do governo’

Cunha: ‘governo está fazendo ajuste na conta dos outros’

Bastidores – Ainda segundo o Radar on-line, um dos pontos de atrito entre o conselho da Petrobras e a diretoria da estatal, e que levou a saída de Murillo Ferreira ontem, é a falta de transparência. Os conselheiros reclamam nos bastidores que a Petrobras omite informações do conselho. Um exemplo são números e informações acerca da composição de preços dos combustíveis.

(Com agência Reuters)