Petrobras é marca mais valiosa da América Latina
Empresa assumiu a liderança que pertencia à Telcel, do mexicano Carlos Slim
A Petrobras lidera a lista deste ano das marcas mais valiosas da América Latina do site especializado BrandZ. A marca está avaliada em 13,42 bilhões de dólares, o que significa um aumento de 39% em relação ao valor do ranking de 2010. Em segundo lugar está a companhia de telefonia móvel mexicana Telcel (do mesmo grupo da operadora Claro), cuja marca foi avaliada em 11,56 bilhões de dólares. O ranking de 2010 era encabeçado pela Telcel, seguida pela Petrobras.
No ranking das oito marcas mais valiosas da América Latina estão ainda outras cinco empresas brasileiras: Itaú (3ª), Bradesco (4ª), Natura (6ª), Skol (7ª) e Brahma (8ª). As três últimas entraram no ranking em 2011 pela primeira vez exibindo a nota máxima (5) no quesito “contribuição da marca”.
Apesar da subida no ranking ocorrida entre empresas brasileiras, os maiores valores do mundo emergente ainda se encontram na China. A operadora China Mobile lidera o ranking das marcas mais valiosas da Ásia, com sua marca avaliada em 57,32 bilhões de dólares.
No ranking geral, a Apple ultrapassou o Google como marca mais valiosa do mundo. O valor da marca Apple cresceu 84% no ano passado, para 153,3 bilhões de dólares, enquanto o do Google encolheu 2%, para 111,5 bilhões de dólares.
Nome | Valor | País | |
---|---|---|---|
1º | Petrobras | US $ 13,42 Bilhões | BRASIL |
2º | Telcel | US $ 11,56 Bilhões | MÉXICO |
3º | Itaú | US $ 9,60 Bilhões | BRASIL |
4º | BRASILdesco | US $ 8,60 Bilhões | BRASIL |
5º | Corona | US $ 5,46 Bilhões | MÉXICO |
6º | Natura | US $ 4,61 Bilhões | BRASIL |
7º | Skol | US $ 4,58 Bilhões | BRASIL |
8º | Brahma | US $ 1,99 Bilhões | BRASIL |
(Com Agência Estado)