Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petrobras é marca mais valiosa da América Latina

Empresa assumiu a liderança que pertencia à Telcel, do mexicano Carlos Slim

A Petrobras lidera a lista deste ano das marcas mais valiosas da América Latina do site especializado BrandZ. A marca está avaliada em 13,42 bilhões de dólares, o que significa um aumento de 39% em relação ao valor do ranking de 2010. Em segundo lugar está a companhia de telefonia móvel mexicana Telcel (do mesmo grupo da operadora Claro), cuja marca foi avaliada em 11,56 bilhões de dólares. O ranking de 2010 era encabeçado pela Telcel, seguida pela Petrobras.

No ranking das oito marcas mais valiosas da América Latina estão ainda outras cinco empresas brasileiras: Itaú (3ª), Bradesco (4ª), Natura (6ª), Skol (7ª) e Brahma (8ª). As três últimas entraram no ranking em 2011 pela primeira vez exibindo a nota máxima (5) no quesito “contribuição da marca”.

Apesar da subida no ranking ocorrida entre empresas brasileiras, os maiores valores do mundo emergente ainda se encontram na China. A operadora China Mobile lidera o ranking das marcas mais valiosas da Ásia, com sua marca avaliada em 57,32 bilhões de dólares.

No ranking geral, a Apple ultrapassou o Google como marca mais valiosa do mundo. O valor da marca Apple cresceu 84% no ano passado, para 153,3 bilhões de dólares, enquanto o do Google encolheu 2%, para 111,5 bilhões de dólares.

Ranking das marcas mais valiosas da América Latina
Nome Valor País
Petrobras US $ 13,42 Bilhões BRASIL
Telcel US $ 11,56 Bilhões MÉXICO
Itaú US $ 9,60 Bilhões BRASIL
BRASILdesco US $ 8,60 Bilhões BRASIL
Corona US $ 5,46 Bilhões MÉXICO
Natura US $ 4,61 Bilhões BRASIL
Skol US $ 4,58 Bilhões BRASIL
Brahma US $ 1,99 Bilhões BRASIL

(Com Agência Estado)