Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Perdeu o prazo para entregar a declaração de IR? Veja o que fazer

Quem perdeu o prazo pode enviar a declaração a partir das 8h desta terça-feira

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda de 2017 (ano-base 2016) se encerrou às 23h59 de sexta-feira. Segundo a Receita, foram entregues 28,5 milhões de declarações dentro do prazo estipulado, mais do que o esperado pelo órgão, que contava com 28,3 milhões de documentos.

Quem perdeu o prazo para enviar a declaração pode transmitir seus dados fiscais para a Receita a partir das 8h desta terça-feira. No entanto, terá de pagar multa por atraso de 1% ao mês – de no mínimo 165,74 reais e máxima de 20% do imposto devido. Isso significa que se o contribuinte demorar cinco meses para entregar a declaração, a multa será de 5% do imposto devido.

Quem já tinha baixado o programa de declaração da Receita precisará atualizá-lo a partir de amanhã. Quem não tinha feito download, encontrará a versão atualizada do programa.

As restituições começam a ser pagas em 16 de junho. O pagamento prossegue até dezembro para quem não caiu na malha fina. A Receita prioriza a devolução da restituição para idosos, portadores de doenças graves e deficientes físicos.

Quem enviou a declaração primeiro – e não caiu na malha fina – também recebe antes a restituição. Entre os motivos para cair na malha fina estão erros no preenchimento da declaração, inconsistência de dados e omissão de rendimentos do contribuinte ou dependente.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Francisco Lemos

    O simbolo do confisco de renda e leao macho porque, na selva, o macho passa o tempo todo dormindo, enquanto a femea vai trabalhar cacando. Ao voltar, a femea entrega a comida ao macho, que come ate empanturrar. Entao, o macho deixa o resto pra femea e os filhotes. Niguem reclama. Lei da selva. No Brasil, nos entregamos nossa propria comida pra sustentar autoridades, politicos e juizes, corruptos e incompetentes. ninguem reclama.

    Curtir