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Overbooking: Direitos de passageiros retirados de voos no Brasil

No Brasil, companhia aérea pode procurar voluntários para embarcar em outro voo, mediante compensações negociadas com passageiro

Por Da redação
Atualizado em 12 abr 2017, 12h49 - Publicado em 12 abr 2017, 12h15

Viralizou nesta semana o vídeo do passageiro retirado à força de um voo da United Airlines nos Estados Unidos por motivo de overbooking. Esse problema acontece quando a empresa vende mais passagens que a capacidade da aeronave para compensar eventuais desistências de embarque, o chamado no-show.

No caso americano, a United ofereceu compensações financeiras para que quatro passageiros desistissem do voo. Como não apareceram quatro voluntários, a companhia fez uma escolha aleatória dos que seriam removidos do avião.

A resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê que a companhia pode procurar voluntários para embarcar em outro voo, mediante compensações negociadas com passageiro.

Se o cliente aceitar essa compensação, a empresa poderá solicitar a assinatura de um recibo, comprovando a negociação.

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Como nos Estados Unidos, se não houver voluntários, a companhia aérea também pode impedir o embarque de passageiros. Ela só não pode retirar à força por motivo de falta de assentos. A retirada à força só pode ocorrer em caso de indisciplina ou desordem que coloquem em risco a segurança do voo ou demais passageiros.

Em caso de remoção, companhia tem de assegurar a reacomodação em outro voo ou reembolso integral ou a prestação do serviço por outra modalidade de transporte. A empresa também deve prestar assistência material, como despesas de hotel, alimentação e comunicação do passageiro.

Segundo a Anac, o cliente também deve receber uma compensação financeira, no valor correspondente a 250 DES (Direitos Especiais de Saque ) no caso de voos domésticos e 500 DES para voos internacionais. Isso equivale a uma compensação de 1.062 reais para voos nacionais, e de 2.124 para voos internacionais, de acordo com a cotação de terça-feira do Banco Central.

A Anac lembra que a necessidade de realocação de passageiros acontece não apenas por overbooking. “Também pode ocorrer durante manutenções não programadas de aeronaves, quando uma aeronave com menos assentos é alocada para realizar o voo pretendido, por exemplo.”

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