Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ouro cai 3,7% na semana, tem menor nível desde 30/dez

Por Renan Carreira

Nova York – Os contratos futuros de ouro negociados na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), fecharam em queda nesta sexta-feira, após a divulgação do índice de sentimento do consumidor dos Estados Unidos, que diminui a atratividade do metal como “porto seguro”.

O contrato de ouro mais negociado, com entrega para junho, caiu US$ 11,50 (0,70%), fechando a US$ 1.584 a onça-troy, no menor nível desde 30 de dezembro do ano passado. Na semana, recuou 3,7%.

Nos EUA, o índice de sentimento do consumidor, medido pela Reuters/Universidade de Michigan, subiu para 77,8 na leitura preliminar de maio, ante 76,4 na leitura final de abril. É o maior nível desde janeiro de 2008. O avanço superou as previsões dos analistas ouvidos pela Dow Jones, que esperavam uma leitura de 76,0.

A queda do ouro nesta sexta-feira também foi resultado da divulgação do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de abril, que recuou 0,2% ante março, para o menor nível em mais de dois anos. Também foram divulgados dados sobre a inflação na China, que vieram abaixo do esperado, prejudicando o metal que geralmente é comprado como um hedge – instrumento de segurança – contra a inflação. As informações são da Dow Jones.