Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Operação combate sonegação em venda de videogames em SP

Entre as empresas investigadas está a B2W, que controla os sites da Americanas, Shoptime e Submarino

A Secretaria da Fazenda de São Paulo deflagrou hoje a operação Game Over, que tenta desarticular um esquema de sonegação de impostos na venda de videogames. O esquema envolveria 40 empresas, entre distribuidores e varejistas.

Essas companhias, segundo a Fazenda, movimentaram 800 milhões de reais desde 2015 com a venda de videogames. Entre as empresas investigadas está a B2W, que controla os sites da Americanas, Shoptime e Submarino.

De acordo com a secretaria, as investigações indicam que um grupo abriu diversas empresas de fachada, utilizando-se de sócios laranjas para emitir notas fiscais para “esquentar” as mercadorias e simular o recolhimento do ICMS devido em operações sujeitas ao regime de substituição tributária.

Com aparência de legalidade, empresas distribuidoras, também pertencentes ao grupo, recebiam essas mercadorias e as revendiam a grandes redes varejistas. Estas comercializavam com os consumidores finais por meio de suas plataformas e-commerce e de suas lojas físicas.

A B2W informa que está colaborando com as investigações, atendendo os pedidos das autoridades.

A Fazenda não revela o nome das demais empresas alvos da operação, pois a investigação corre em sigilo. A B2W é a única grande varejista investigada na operação.

O videogame é um dos produtos com maior incidência de impostos, segundo levantamento da Proteste, associação de consumidores. Os impostos embutidos passam de 72%.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Raimundo Lulo

    está errado pois o TSE decidiu que caixa 2 não é crime.. se não é crime na eleição porque seria na compra e venda de videogames?

    Curtir

  2. Flávio Pereira

    KKkkk, isso é uma piada de mau gosto! Os verdadeiros ladrões estão em brasília! Isso aí é pra desviar o foco!!!

    Curtir

  3. Cristiano Limas

    Fiquei na dúvida. Com a pratica as empresas barateavam a venda para o consumidor de games ou estavam embolsando impostos?

    Curtir

  4. Cesar8002UTB

    “Os impostos embutidos passam de 72%.” Esse é o verdadeiro crime. PCs, tablets, celulares… toda tecnologia é absurdamente taxada por esse governo de ladrões e parasitas.O brasileiro NUNCA vai conseguir se igualar a um Americano ou Europeu que compra tecnologia de ponta a preço de banana.

    Curtir

  5. Brasil terra de corruptos!!!

    Curtir

  6. Adalberto Souza

    Imposto é ROUBO… Puro e simples. Governos não produzem riqueza nenhuma…. Só sobrevivem por meio de IMPOSTOS, taxando e depenando o povo brasileiro. Juízes vendidos, politicos corruptos.. luxo, mordomias e aumentos de salários de lordes… Estão vivendo como NABABOS enquanto o povo vai ficando desempregado e definhando . Mas está chegando um dia que essa carga toda vai estourar. E se depender do Judicário que não faz nenhuma justiça não vai demorar muito não.

    Curtir