Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Opep reduz previsão para demanda global por petróleo

Por Danielle Chaves

Riad – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu novamente a sua previsão para o crescimento da demanda global por petróleo para este ano e o próximo. Em seu relatório mensal, a Opep também alertou que poderá cortar novamente as previsões em razão do aumento das incertezas sobre a economia mundial.

A estimativa para a demanda global por petróleo neste ano diminuiu 180 mil barris por dia, afetada também pelo enfraquecimento da economia da China e das perspectivas para a Índia.

Apesar do corte, a previsão para este ano ainda é de crescimento na demanda, de 900 mil barris por dia. O consumo em todo o mundo neste ano deverá somar 87,8 milhões de barris por dia, segundo a Opep. Para 2012, a estimativa para o crescimento da demanda global foi reduzido em 70 mil barris por dia, para 1,2 milhão de barris por dia.

O grupo sinalizou preocupação sobre um possível desequilíbrio na relação entre oferta e demanda no mercado de petróleo. “Até agora sinais claros de enfraquecimento da demanda tiveram apenas um impacto limitado sobre os fundamentos gerais do mercado de petróleo. No entanto, no atual ambiente econômico é necessário permanecer alerta para os riscos de um crescente desequilíbrio”, afirmou a Opep no relatório.

A projeção para a demanda neste ano por petróleo produzido pelos países da Opep foi mantida inalterada em comparação com a previsão contida no último relatório do grupo. Mas a perspectiva para 2012 foi reduzida em 100 mil barris por dia, para 29,9 milhões de barris por dia. As informações são da Dow Jones.