Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Odacir Klein assume a câmara setorial de biodiesel

Por Venilson Ferreira

Brasília – O ex-ministro ministro dos Transportes Odacir Klein tomou posse nesta terça-feira como novo presidente da câmara setorial de oleaginosas e biocombustíveis do Ministério da Agricultura. A posse ocorreu durante reunião ordinária da câmara, com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

Uma das prioridades do novo presidente será promover uma ampla discussão visando a um novo marco regulatório do setor, para aumentar o aumento da mistura obrigatória do biodiesel, atualmente em 5%, no diesel fóssil. Klein afirmou que o aumento da mistura irá estimular a diversificação de matérias-primas e o incentivo à agricultura familiar, vinculados à melhor qualidade ambiental e de saúde pública.

O ex-ministro disse que durante a reunião o coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel, Rodrigo Rodrigues, apresentou um estudo propondo o aumento da mistura para 10% até 2020. A proposta será analisada pelos diversos ministérios que tratam da questão e quando os estudos forem concluídos o governo federal encaminhará um projeto de lei com o novo marco regulatório para o Congresso Nacional.

Klein, que desde 2007 preside a União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), explicou que a capacidade instalada das indústrias atualmente é de 7 bilhões de litros por ano. Para atender à mistura de 5% as indústrias produzem 2,6 bilhões de litros por ano, que corresponde a 37% da capacidade instalada.