Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novas regras de cobrança de bagagem da Latam entram em vigor

Em até 50 dias, a empresa irá começar a cobrar pela primeira bagagem

A Latam divulgou nesta quinta-feira as novas regras de cobrança de bagagem. A partir de hoje, serão alteradas normas relacionadas ao limite de peso, quantidade de bagagens e o pagamento pelo excesso de malas.

A nova tabela de preços em relação ao peso excedente de bagagens pode ser consultada abaixo – preços de peças e dimensões acima do limite podem ser conferidos pelo site da empresa.

Peso Excedente Heavy (maior que 23kg a 32kg) Very Heavy (maior que 32kg a 45kg)

Voos pelo Brasil 120 reais 200 reais
Voos entre Brasil e América do Sul 90 dólares (cerca de 282 reais) 180 dólares (por volta de 570 reais)
Demais voos Internacionais 100 dólares (cerca de 313 reais) 200 dólares (por volta de 627 reais)

Para os voos internacionais, os passageiros não irão pagar a primeira bagagem se a viagem for para destinos da América do Sul. Voos para outros locais terão gratuidade para duas malas, de até 23 kg.

Nos próximos 50 dias, a empresa irá começar a cobrar taxa pela primeira bagagem. O valor estabelecido é de a partir de 30 reais, em bagagens até 23 kg, para compras antecipadas de voos nacionais.

Gol

A Gol informou que irá se adaptar às novas regras em 20 de junho. Em fevereiro, a empresa havia anunciado que passaria a oferecer passagem mais barata aos passageiros que não despacharem bagagens.

Os clientes que fizerem o pagamento das bagagens pela internet terão desconto de 50%. Confira a tabela de preços:

Bagagem despachada Voos nacionais (Canais Digitais) Voos nacionais (Check-In) Voos internacionais (Canais Digitais) Voos Internacionais (Check-In)
1ª mala 30 reais 60 reais 10 dólares (cerca de 31 reais) 20 dólares (62 reais)
2ª mala 50 reais 100 reais 30 dólares (cerca de 94 reais) 60 dólares (188 reais)
3ª a 10ª mala 60 reais 120 reais 45 dólares (141 reais) 90 dólares (282 reais)

Azul

A Azul, irá cobrar as tarifas a partir de 1º de julho, mas dará descontos de até 30% para passageiros que partirem do aeroporto de Viracopos, em Campinas, e que não despacharem bagagens.

A empresa irá oferecer também a modalidade”Azul”, em que o cliente paga mais barato na passagem e poderá escolher ou não pelo despache da bagagem – o valor do serviço foi estabelecido em 30 reais, para malas de até 23 kg. Se o peso da bagagem ultrapassar o peso, será cobrado taxa por quilo excedente.

Para voos internacionais, será permitida duas malas com até 23 kg, sem custo adicional.

Novas regras

Em março, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou um novo regulamento que permitirá às companhias aéreas cobrarem pela bagagem despachada a partir do dia 14 daquele mês. Os passageiros terão direito à gratuidade apenas na bagagem de mão, que passou de 5 kg para 10 kg.