Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

NetJets faz pedido de US$9,6 bi em aviões Bombardier e Cessna

(Reuters) – A NetJets comprará até 425 novos jatos executivos da Bombardier e da Cessna em um negócio de 9,6 bilhões de dólares para expandir a frota na América do Norte e na Europa, disse a companhia de compartilhamento de aviões da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett.

A compra, que a NetJets descreveu na segunda-feira como a maior da história da aviação privada, inclui até 275 unidades do Challenger, da Bombardier. Esta é a segunda vez em 15 meses que a NetJets faz um grande pedido à fabricante canadense.

A encomenda à Bombardier, avaliada em 7,3 bilhões de dólares, consiste de 100 pedidos firmes de dois modelos do Challenger e opções para mais 175, informou a NetJets. As entregas começarão em 2014 e 2015.

“Este é um pedido muito grande”, disse o analista especializado Chris Murray, da PI Financial. “A divisão aeroespacial da Bombardier geralmente faz 10 bilhões de dólares por ano. Este é um negócio que vale por anos de negócios”, acrescentou.

A NetJets também encomendou 150 unidades do avião executivo Cessna Citation Latitude, incluindo 25 pedidos firmes e opções para mais 125. As entregas começarão em 2016.