Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Negócios Summary

Capacidade instalada da indústria cai a 82,1%–CNI

BRASÍLIA, 10 Abr (Reuters) – A utilização da capacidade instalada (UCI) na indústria brasileira caiu para 82,1 por cento em fevereiro, contra 82,4 por cento em janeiro, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira, conforme dados dessazonalizados. Em fevereiro do ano passado, a UCI -considerada um indicador de potenciais pressões inflacionárias- estava em 83,4 por cento.

Mantega: governo continuará estimulando expansão interna

SÃO PAULO, 10 Abr (Reuters) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o governo brasileiro continuará estimulando a expansão do mercado interno, e reafirmou que o Brasil crescerá neste ano mais de 4 por cento. Ele informou ainda que o governo continuará fazendo uma política cambial que evitará mais valorizações do real frente ao dólar. “O Brasil vai crescer neste ano mais de 4 por cento. Esse é um desafio que podemos alcançar junto com os empresários, encontrando caminhos juntos e discutindo soluções”, disse Mantega durante um evento do setor de autopeças em São Paulo, acrescentando que, por outro lado, a expectativa para a economia mundial é de baixo crescimento, de um “pouco mais de 3 por cento” para este ano.

Microsoft deve continuar no 3o lugar em tablets–Gartner

10 Abr (Reuters) – O esforço da Microsoft no mercado de tablets verá apenas um sucesso limitado, com a companhia norte-americana de software permanecendo em um distante terceiro lugar, atrás da Apple e do Google, informou a empresa de pesquisas Gartner nesta terça-feira. A empresa estima que a Microsoft ganhará 4 por cento do mercado em 2012 com sua plataforma Windows 8, que está para sair, enquanto a líder Apple controlará 61 por cento e o sistema Android, do Google, terá 32 por cento de market share.

Garuda fará negócio de US$2,5 bi com Airbus, dizem fontes

JACARTA/PARIS, 10 Abr (Reuters) – A companhia aérea indonésia Garuda está perto de acertar com a Airbus uma encomenda de 11 A330s, no valor de 2,5 bilhões de dólares a preços de tabela, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto. O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, deve anunciar o negócio na quarta-feira, no início da visita de 24 horas à Indonésia para aumentar as relações comerciais e os investimentos entre os países.

Oil World reduz previsão de soja de Brasil e Argentina

HAMBURGO, 10 Abr (Reuters) – A safra de soja do Brasil na atual temporada foi estimada em 65,5 milhões de toneladas, em queda de 1 milhão de toneladas em relação à previsão anterior, disse a consultoria alemã Oil World nesta terça-feira. Já a safra argentina da oleaginosa foi reduzida em 1,5 milhão de toneladas pela consultoria, para 45 milhões de toneladas.

China surpreende com superávit comercial em março

PEQUIM, 10 Abr (Reuters) – A China registrou um superávit comercial de 5,35 bilhões de dólares em março graças às exportações, levantando a perspectiva de que uma recuperação da economia global esteja elevando as encomendas estrangeiras a tempo de compensar uma desaceleração na demanda doméstica. O surpreendente retorno a um superávit depois de um déficit de 31,5 bilhões de dólares em fevereiro contrariou as expectativas de um déficit de 1,3 bilhão de dólares, sendo que o aumento de 10,4 por cento nas vendas aos Estados Unidos, na comparação com o ano anterior, ajudou as exportações a crescer mais rápido do que o esperado, mostraram dados da alfândega nesta terça-feira.

Estoques no atacado dos EUA crescem 0,9% em fevereiro

SÃO PAULO, 10 Abr (Reuters) – Os estoques no atacado dos Estados Unidos cresceram mais do que o esperado em fevereiro, uma vez que o petróleo registrou o maior crescimento em um ano, mas há pequenos sinais de que esteja ocorrendo um indesejável acúmulo de estoques em meio à alta das vendas. Os estoques totais cresceram 0,9 por cento, para o recorde de 478,9 bilhões de dólares, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira, depois de revisar para 0,6 por cento o crescimento de janeiro.

Funcionários da Celpa se reúnem com direção da companhia

SÃO PAULO, 10 Abr (Reuters) – Funcionários da Celpa, distribuidora de energia paraense, resolveram não entrar em greve a partir de quarta-feira, em assembleia realizada nesta terça-feira. O sindicato, que tinha aprovado um indicativo de greve a partir de quarta-feira diante da não liberação de pagamentos atrasados, resolveu aguardar, já que tem uma reunião marcada com a diretoria da empresa na quarta-feira, disse o presidente do sindicato, Ronaldo Romeiro, à Reuters. Agora, o sindicato considera a possibilidade de paralisar a partir de 18 de abril.

Gestora de private equity Bain deve levantar fundo de até US$8bi

NOVA YORK, 10 Abr (Reuters) – A Bain Capital LLC está considerando levantar entre 6 bilhões e 8 bilhões de dólares em um novo fundo global, disseram à Reuters pessoas familiarizadas com o assunto. O montante seria inferior ao último fundo captado pela companhia, de 10,7 bilhões de dólares, mas terá o diferencial de oferecer aos investidores até três opções de taxas de administração.

ENTREVISTA-InterCement não prevê venda de ativos por Cimpor

LISBOA, 10 Abr (Reuters) – A empresa de cimentos do grupo Camargo Corrêa, InterCement, não prevê a venda de qualquer ativo se tiver sucesso na oferta de aquisição feita à Cimpor e não tem nenhum acordo com a rival Votorantim para dividir a maior cimenteira de Portugal, embora não descarte um entendimento futuro para gerir a empresa, disse o presidente-executivo da companhia brasileira, José Edison Franco. “Para agora, não prevemos a alienação de quaisquer ativos”, disse o executivo em entrevista escrita à Reuters. “Não existe pré-acordo. Como disse, acreditamos que a nossa oferta é uma boa oportunidade para todos os acionistas, mas a decisão final caberá, naturalmente, a cada um”.