Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MPF investiga falha que levou Caixa a ter rombo de R$ 1 bilhão

O segundo maior banco público do país permitiu que corretoras comercializassem títulos “podres” assegurados a valores muito acima do mercado

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro investiga um erro no sistema de informática da Caixa Econômica Federal que pode ter levado o segundo maior banco público do país a ter um prejuízo de 1 bilhão de reais.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a falha no sistema entre setembro de 2008 e agosto de 2009, permitiu que corretoras comercializassem títulos de difícil recebimento, chamados de “podres” no jargão econômico. A Caixa os assegurava por valores muito acima do mercado.

Na época, o atual secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo Michel Temer, Moreira Franco, era vice-presidente de Loterias e Fundos de Governo. Descoberto o erro, publicado pela reportagem do jornal Folha de S.Paulo em 2011, compradores entraram na Justiça contra o banco para cobrar o prejuízo.

Em entrevista a O Estado de S. Paulo em setembro, o deputado cassado Eduardo Cunha sugeriu o envolvimento de Franco no caso. “Na época do Moreira (na Caixa) foi divulgado que houve uma fraude de 1 bilhão de reais com títulos do Fundo de Compensação de Variação Salarial (FCVS). Uma parte foi vendida para a Postalis (fundo de previdência dos funcionários dos Correios). Isso deu um prejuízo para a Postalis que não tem tamanho”, disse Cunha.

Franco informou que a Caixa, ao saber do problema, corrigiu o registro. Por meio de sua assessoria, o atual secretário executivo do PPI disse que, à época, o banco apresentou queixa-crime aos órgãos responsáveis por investigar o caso.

Depois de abrir processo interno para apurar o ocorrido, a Caixa concluiu que a falha ocorreu em uma empresa de informática terceirizada.

(Da redação)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Luiz Carlos Bittencourt

    E o que é que aconteceu com a tal “empresa terceirizada” ?? Nada ?? Qual é esta empresa ?? Quem são seus proprietários ?? Laranjas ??

    Curtir

  2. marcos mouta

    Ufa…que alívio!…..ainda bem que independente de ser um bilhãozinho……foi um erro cometido com lisura……ah….como brasileiro é honesto!!!!….não é por acaso que a alma mais honesta da terra mora no Brasil……

    Curtir

  3. Genivaldo Marques

    Vocês acreditam no Moreira Franco. Agora, acredito que temos no controle do País, o partido mais sujo de sua história. Vamos acompanhar.

    Curtir

  4. André de Moraes

    Mudaram o termo ‘Lavagem de dinheiro’ para ‘falha’?

    Curtir

  5. Ex-microempresário

    Dêem uma olhada na quantidade de gente que tem os departamentos de informática da Caixa, e me expliquem por quê ela ainda precisa terceirizar serviços.

    Curtir