Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Facebook perde valor e deixa de figurar entre as 10 marcas mais valiosas

Escândalos envolvendo a empresa danificam a imagem; Apple continua sendo a mais valiosa do mundo, e Uber e LinkedIn estreiam na lista

Por da Redação
Atualizado em 18 out 2019, 19h36 - Publicado em 18 out 2019, 18h42

No mais recente levantamento de valor de marcas globais realizado pela consultoria Interbrand, o Facebook deixou de figurar entre as 10 mais valiosas marcas do mundo. No top 10 entrou a Disney, cuja marca foi avaliada em 44,3 bilhões de dólares. O Facebook, que caiu para a 14ª posição, teve sua marca precificada em 39,8 bilhões de dólares.

O Facebook entrou pela primeira vez no ranking em 2012, na 69ª posição. Desde então, vivenciou um crescimento constante nos cinco anos seguintes. O auge foi em 2017, quando figurou no 8º lugar, com valor de marca de 48,2 bilhões de dólares. Contudo, escândalos envolvendo a atuação da empresa em eventos globais, como as eleições americanas e o plebiscito do Brexit, no Reino Unido, danificou sua imagem.

O top 10 da Interbrand possui, na ordem, Apple (234,2 bilhões de dólares), Google (167,7 bilhões), Amazon (125,3 bilhões), Microsoft (108,9 bilhões), Coca-Cola (63,4 bilhões), Samsung (61,1 bilhões), Toyota (56,3 bilhões), Mercedes-Benz (50,8 bilhões), McDonald’s (45,4 bilhões) e Disney (44,4 bilhões). Nenhuma marca brasileira aparece entre as 100 maiores marcas globais.

A consultoria afirma que o valor do portfólio das 100 maiores marcas cresceu 5,7% em relação ao ano passado, alcançando 2,13 trilhões de dólares. Entre as novidades da lista, estão o Uber, 87ª posição, com valor de 5,7 bilhões de dólares, e o LinkedIn, em 98º lugar, com valor de 4,8 bilhões de dólares.

A Mastercard foi a marca líder em crescimento, subindo 8 posições e ficando no 62º lugar, com incremento de 25% no valor da marca (9,4 bilhões de dólares), seguida pela Salesforce, que cresceu 24%, ocupando a 70º posição, com valor de 8 bilhões de dólares. Após seis anos de ausência, a Dell retornou à lista, na 63ª posição, com valor de 9,1 bilhões de dólares.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.